Temos uma excelente notícia para as mulheres de Sete Lagoas: em breve a cidade contará com uma Casa-Abrigo para mulheres e dependentes em situação de violência.
Solicitamos para a Diretoria da Cimento Nacional – Brennand, um aporte financeiro para aquisição de uma de casa que funcionará como âncora de abrigamento dessas mulheres aqui no município.
Após muitas reuniões e tratativas, nossa grande parceira entrou conosco nesse projeto, cumprindo o seu papel de forma institucional para a eliminação de todas as formas de discriminação, violência e opressão como garantia do Direito das Mulheres.
As mulheres representam 51,5% da população de Sete Lagoas. Mesmo sendo ampla maioria, o atendimento a elas, ainda é insuficiente. Destaca-se o alto índice de violência e feminicídio. De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, da Polícia Civil, solicitou ao Judiciário 514 Medidas Protetivas.
De acordo com o “Diagnóstico da violência doméstica e familiar contra a mulher nas Regiões Integradas de Segurança Pública do Estado de Minas”, no primeiro semestre de 2021 a RISP 19 – Sete Lagoas registrou 1.831 casos de violência.
Diante dessa realidade, era fundamental que ofereçamos de maneira gratuita e eficiente uma Casa Abrigo que se enquadrasse na definição das Diretrizes Nacionais para o Abrigamento de Mulheres em Situação de Risco e Violência.
A Casa Abrigo terá a finalidade de atender e acolher todas as pessoas que se identificam como mulheres, independente de cor, gênero, condição socioeconômica e crença religiosa, bem como seus dependentes, que estejam em situação de violência doméstica e/ou familiar.
Mín. 17° Máx. 26°