17°C 23°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Caio Valace garante Centro de Convivência e Cultura (CECO) para Sete Lagoas

Em viagem a Brasília, vereador obtém sinalização concreta para o CECO, alinha o início de habilitação do CAPS III e realiza entrega do Título de Cidadão Honorário ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

24/11/2025 às 12h00
Por: Redação Fonte: Ascom Caio Valace
Compartilhe:
Caio Valace garante Centro de Convivência e Cultura (CECO) para Sete Lagoas

 

Sete Lagoas terá um Centro de Convivência e Cultura (CECO). A conquista vem a partir da articulação do vereador Caio Valace junto ao Ministério da Saúde, em Brasília (DF). O vereador viajou para a capital federal na última semana, onde cumpriu diversas agendas. Entre elas, audiência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a quem entregou o Título de Cidadão Honorário de Sete Lagoas.

Além da homenagem, reunião com a equipe técnica do Ministério da Saúde resultou na consolidação de projetos prioritários para a cidade, como o primeiro passo para a consolidação do CECO no município. Além disso, o vereador alinhou com o Ministério o início do processo de habilitação do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial III), garantindo que a obra, ao ser finalizada, já esteja pronta para começar a funcionar.

“Além das visitas ao Ministério da Saúde, também tivemos uma agenda de extrema importância no Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DEPAM-IPHAN). Lá, discutimos os passos necessários e estratégicos para a restauração da Estação de Silva Xavier. Já conseguimos um recurso de R$ 800 mil com a deputada federal Duda Salabert e agora vamos seguir com a parte administrativa e burocrática”, afirma Valace.

CECO: um espaço de inclusão e cuidado em liberdade

O Centro de Convivência e Cultura (CECO) é um dispositivo estratégico de cuidado em saúde mental, funcionando como um espaço comunitário de portas abertas para todos os cidadãos, sem necessidade de encaminhamento. O objetivo primordial é promover a inclusão social e fortalecer vínculos, combatendo o estigma associado à saúde mental por meio da arte, da cultura e da produção coletiva.

“Esses espaços são cruciais para a reforma psiquiátrica brasileira, pois fortalecem a desinstitucionalização e o cuidado em liberdade. Entre as atividades realizadas nos CECOs estão oficinas de música, artes visuais, teatro e literatura, além de ações de economia solidária como artesanato, culinária e geração de renda”, explica Caio Valace.

Segundo o Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (DESMAD/MS), "os Centros de Convivência são um dispositivo de cuidado que unem arte, cultura e produção de novos sentidos de vida. Eles fortalecem a autonomia, a solidariedade e ampliam as possibilidades de inclusão social. É uma conquista importante para o SUS e para a Reforma Psiquiátrica brasileira”. A expansão nacional do programa visa dobrar o número de CECOs no Brasil até 2027, com previsão de investimento federal para custeio.

Congresso de Psicologia

A agenda de Caio Valace em Brasília também incluiu a participação no 7º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. “Carrego comigo não só minha trajetória de luta pela saúde mental, mas também o legado do meu irmão, Marcus Matraga, uma das vozes mais firmes na luta contra a lógica manicomial e pela construção de uma política de saúde mental mais humana e libertadora”.

No evento, com extensa programação e 23 anos de história, o vereador participou das principais conferências, oficinas, mesas redondas e minicursos relacionados, principalmente, à área da saúde mental. O 7º Congresso Brasileiro Psicologia é um tradicional espaço para reunir psicólogas, docentes, estudantes, profissionais de áreas afins e usuários de serviços de psicologia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários