17°C 26°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Coleta Seletiva - Lixo que não é de se jogar fora!

Em parceria com a ARMARRESOL foram instalados vários PontoEcos na cidade.

14/12/2022 às 10h51 Atualizada em 14/12/2022 às 11h59
Por: Redação Fonte: ASCOM
Compartilhe:
Coleta Seletiva - Lixo que não é de se jogar fora!

O compromisso de Caio Valace com a dívida social é uma marca indelével na mudança de vida de diversas famílias vulneráveis de Sete Lagoas; famílias estas que precisam ser inseridas no contexto econômico e de equidade. Ao incentivar a mudança de atitude da população em relação aos resíduos sólidos urbanos (Coleta Seletiva), Caio reconhece a necessidade de tantos indivíduos desamparados, muitas vezes esquecidos por boa parte da classe política, de viverem com dignidade. Nas palavras do próprio Caio: “Trabalhamos para os invisíveis!”

 

Com isso, coube ao vereador Caio Valace encabeçar o grande desafio de converter esse sonho em realidade, buscando obstinadamente a implantação dessa ação fundamental para o meio ambiente, sendo um processo ambiental e também social.

 

O projeto visa o encaminhamento da separação de resíduos sólidos, se torna fundamental para Sete Lagoas, onde as empresas que gerarem estes resíduos, devem realizar a destinação deles para as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

 

Para separar estes resíduos sólidos, Caio Valace implantou em diversos pontos da cidade, os Pontos Ecos. Que já conta com 12 PontoEcos distribuídos por Sete Lagoas e com a perspectiva de triplicar estes números nos próximos anos.

Uma das empresas conveniadas é a ARMARRESOL, representada por Otacílio Cardozo, que em um discurso emocionado, chamou o vereador Caio Valace de “o alfaiate do Convênio”, alguém que com sua habilidade de entendimento costurou os “retalhos” da negociação, transformando-os em um “cobertor que abriga todos nós”.

 

Na Câmara, as contribuições expressivas de Caio Valace com o Meio Ambiente, tem meredido destaque. Em especial ao Dr. Gilson Liboreiro, presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, que atribuiu a Caio Valace a estatura de “Baluarte do Meio Ambiente”. Na prefeitura de Sete Lagoas, o prefeito Duílio de Castro também elogiou a participação do Vereador, que com compromisso e verdade, faz a leitura precisa dos anseios da comunidade, em especial ao meio ambiente.

 

De acordo com Caio Valace: “Sabemos que pouco a pouco nos adequaremos à nova forma de tratar nossos resíduos, pois acreditamos na determinação de todos em promover um futuro melhor, em que o consumo racional e a responsabilidade individual nos elevarão ao patamar de uma cidade consciente, que cuida do bem estar do seu povo atual, conservando seu meio ambiente e garantindo integridade para as suas futuras gerações.

 

A contribuição de cada um é muito importante. Praticar a Coleta Seletiva é um ato de cidadania e significa melhorar a saúde pública, diminuir a poluição do meio ambiente, reduzir a exploração dos recursos naturais e o consumo de energia, dentre muitos outros benefícios.”

 

Este é o jeito Caio Valace de ser: iniciativas inovadoras, inclusão social, trabalho e resultados. Promovendo a dignidade da pessoa humana, focando também na sustentabilidade e na herança ecossistêmica para as gerações futuras!

 Quer contribuir com a Coleta Seletiva? Saiba como ajudar:

 

O que podemos separar?

 

– Todo tipo de papel que esteja limpo: papelão, jornal, embalagens diversas (como a de leite longa vida).

– Os plásticos que devem ser separados do lixo úmido são as garrafas pet, os copos descartáveis, as embalagens de produtos de limpeza e de produtos alimentícios.

– Os metais como latinhas de alumínio, latas de alimentos diversos e aerosóis, marmitex e panelas velhas.

– Os vidros também estão na lista de Coleta Seletiva. Garrafas de bebidas, potes em geral, frascos e cacos de vidros são reaproveitáveis.

 

Dicas:

 

– Separe sempre o lixo úmido (alimentos) do lixo seco (papel, vidro, metal e plástico). Mas atenção: os vasilhames de vidro, lata e plástico devem ser lavados antes de descartá-los.

– As latas deverão ter as tampas empurradas para dentro, para não ferir ninguém.

– Os papéis devem estar secos e os materiais cortantes, como vidros quebrados, devem ser embrulhados em papel grosso ou jornal.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários