16°C 29°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

18 de maio: Prefeitura realiza evento em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial

IRMÃO, SETE LAGOANO, ATIVISTA DOS DIREITOS HUMANOS, PSICÓLOGO, PROFESSOR

04/05/2023 às 09h18 Atualizada em 04/05/2023 às 09h45
Por: Redação Fonte: prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
18 de maio: Prefeitura realiza evento em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial

O 18 de maio é memorável porque em 1987, 36 anos atrás, centenas de trabalhadores de saúde mental que atendiam ao II Congresso de Trabalhadores da Saúde Mental manifestaram-se, pública e organizadamente, pela extinção dos manicômios. Inaugurava-se, desta forma, uma nova era na Psicologia Brasileira.

Para Caio Valace, essa data ganha uma importância ímpar. Marcus Vinícius de Oliveira Silva, o “Matraga”, ativista tenaz na causa antimanicomial no Brasil, era irmão mais velho do vereador. Marcus Matraga sobressaiu-se, tanto na esfera técnica quanto na humana, pelo pioneirismo na reforma psiquiátrica no Brasil. Contribuiu ativamente na fundação, legal e fática, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Nas palavras do próprio Marcus, sua esperança era “que possamos fazer da Psicologia mais solidária e menos solitária”.

Logo, é com orgulho e deferência – e, é claro, saudades - que a família vive essa data, comemorando a vida rica e o esforço incansável pela dignidade da pessoa humana.

Garantir direitos, a reabilitação e a inclusão social de pessoas em sofrimento mental, rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios. Esse é um dos objetivos do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. Neste dia, a Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - realiza uma série de atividades na Praça Dom Carmelo Mota (Praça da Feirinha), de 08h às 11h.

A data é ainda uma homenagem à luta dos profissionais de saúde por um tratamento em liberdade, mais humano e respeitoso aos usuários dos serviços de saúde mental. O movimento surgiu em decorrência da reforma psiquiátrica, visando a garantia de direitos, a reabilitação e a inclusão social dos pacientes. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá ações diversas no âmbito da atenção à saúde mental. Serão várias atividades que envolvem os pacientes, seus familiares e as equipes dos serviços, com a participação da Rede de Atenção Psicossocial (CAPS(s)/NASF/C.S). 

 

Confira a programação:
08h00: Abertura do Evento
08h30: Aula de Dança 
09h00: Oficinas para confecção de cartazes, mascaras e adereços para o desfile
10h00: Desfile geral (Pacientes/Familiares/Profissionais)
11h00: Encerramento
Local: Praça Dom Carmelo Mota (Praça da Feirinha)

Saúde Mental em Sete Lagoas
Pela Secretaria Municipal de Saúde, a Atenção Primária, Secundária e Terciária prestam acolhimento à saúde mental. Pela Atenção Secundária, os Centros de Atenção Psicossocial acolhem usuários com quadros graves e persistentes em sofrimento mental, sendo o CAPS Adulto, CAPS Infanto Juvenil e o CAPS Álcool e outras Drogas. Há ainda a Unidade de Acolhimento Adulto, com acolhimento residencial para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, além de instituições sociais e privadas de atendimento.


“Os homens são animais de rebanho. Não serei ovelha.

Andarei sozinho e sem medo, sempre que for possível. (...)

Se coopero é por me reconhecer incapaz de obter sozinho,

Mas a ninguém seduzirei para coopere comigo.

A autonomia de cada organismo é regida pelos ritmos do músculo cardíaco.

E em cada peito bate um só coração.

Cada pulmão respira somente o ar que lhes é necessário.

Que cada um ouse responder por si, eis a ponderação.”

– Poema “Zaratustra”

 

https://www.memorialmatraga.com.br/

ascom Prefeitura / ascom Valace

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários