16°C 28°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Vereador Caio Valace fomenta coleta seletiva e geração de renda para catadores

Atualmente, são referência no segmento de reciclagem na cidade a Associação dos Recicladores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Sete Lagoas (ARMARRESOL) e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sete Lagoas (ACMR).

11/12/2023 às 15h33
Por: Redação Fonte: Valace Notícias
Compartilhe:
Vereador Caio Valace fomenta coleta seletiva e geração de renda para catadores

O vereador Caio Valace, presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, teve atendido Requerimento de sua autoria (3465/2022) onde, empresas que desejam se instalar na cidade ou que pretendem renovar sua licença ambiental, destinem gratuitamente todo resíduo sólido produzido para associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Caio Valace explicou que a medida tem como objetivo incentivar e fomentar a coleta seletiva de resíduos sólidos em Sete Lagoas. “Trata-se de uma condicionante ambiental. Apesar da coleta seletiva estar implantada no município, é de extrema relevância a adoção de novas medidas para a constante conscientização socioambiental da população sete-lagoana. Além de gerar renda para centenas de pessoas e economia para diversas empresas, também representa grande contribuição para o meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de lixo urbano a ser processado, aumentando dessa forma a vida útil do aterro sanitário”, afirmou o vereador.

Estudo aponta que aproximadamente 30% dos resíduos sólidos produzidos possuem potencial para reciclagem. “Porém, o percentual de material coletado seletivamente, em média, não ultrapassa 3%. Os resíduos gerados pela atividade empresarial são de responsabilidade da própria empresa geradora, que deve contratar outras empresas constituídas especificamente para destinação desses resíduos provenientes da sua atividade. Hoje observamos uma presença exagerada, especialmente de resíduos industriais, no aterro sanitário de Sete Lagoas, provocando redução considerável da sua vida útil”, ressaltou Valace.

Por unanimidade, a proposta foi aprovada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema). A partir de agora, em todas as licenças a serem concedidas pelo órgão, para empresas que geram materiais resíduos de materiais recicláveis, seja constado que essas empresas deverão doar todo resíduo reciclável gerado durante sua instalação e operação, para as associações de catadores existentes em Sete Lagoas. 

Os materiais deverão ser devidamente separados por categoria (papelão, plástico, vidro, etc) e retirados junto ao empreendimento pela associação ou cooperativa de catadores. Atualmente, são referência no segmento de reciclagem na cidade a Associação dos Recicladores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Sete Lagoas (ARMARRESOL) e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sete Lagoas (ACMR).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários