16°C 28°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Parlamento Jovem inicia 5ª edição com posse de novos membros na Câmara Municipal

Os estudantes foram empossados jovens vereadores que durante um ano participarão de reuniões ordinárias e atividades promovidas pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal

21/09/2023 às 12h33
Por: Redação Fonte: Câmara Municipal
Compartilhe:
Parlamento Jovem inicia 5ª edição com posse de novos membros na Câmara Municipal

  Dezessete jovens estudantes assumiram, na última quarta-feira (13), em Sessão Solene, o mandato no Parlamento Jovem, programa de formação política da Câmara Municipal de Sete Lagoas, voltado a estudantes do Ensino Médio do município. Os estudantes foram empossados jovens vereadores que durante um ano participarão de reuniões ordinárias e atividades promovidas pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, e terão a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal. 

              A noite também foi de posse da Mesa Diretora. Foram eleitos Valentina de Azevedo, para presidente; Giovana de Paula, 1ª vice-presidente; Luiza Kathlen, 2ª vice-presidente; Caroline Santos, 1ª secretária e Camila Lima, 2ª secretária. Os 17 jovens vereadores empossados terão a responsabilidade de propor e discutir projetos, os quais poderão ser transformados em Lei Municipal. “Nós acreditamos que só podemos modificar a história deste país com aqueles que acreditam no processo de formação e educação política da nossa juventude. Esta Casa recebe com grande satisfação mais uma turma do Parlamento Jovem, projeto que vem se consolidando a cada ano. Os novos vereadores poderão nos ajudar a formatar políticas públicas para a juventude, buscar o que é de interesse, o que mais preocupa e o que passa na mente dos jovens Sete-lagoanos”, disse, em discurso, o presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Caio Valace (Podemos).

            Também estiveram presentes os vereadores Gilson Liboreiro (SD), Eraldo da Saúde (Patriota), o juiz Diretor do Foro Eleitoral de Sete Lagoas, Alessandro Borges e representantes das Instituições de Ensino onde foram realizadas as eleições para a escolha de cada jovem vereador. “O que a Câmara Municipal de Sete Lagoas promove é muito mais do que a inclusão de 17 jovens de escolas secundaristas do município, é trazer o foco da atuação política para aqueles que serão os atores da política em um curto espaço de tempo. Parabenizo a Câmara pelo projeto, as Instituições de Ensino pelo apoio e incentivo na participação deste  programa,  que possui grande relevância para  a cidade e é referência para todo o Estado de Minas Gerais. Queremos, sim, na próxima eleição participar com todo nosso aparato institucional, com urnas eletrônicas com as fotos dos candidatos, treinamentos para os mesários, e para além disso, queremos participar da formação dos jovens parlamentares após eleitos”, afirma Borges.

            Para o presidente da Câmara, a parceria com a Justiça Eleitoral é um passo importante para o desenvolvimento do projeto. “Nossa intenção é aprimorar este programa e buscar parcerias que possam efetivamente fortalecer o seu objetivo de educar, politizar e abrir espaços para que a juventude possa participar do processo político de nossa cidade. E é isso que estamos fazendo, buscando na justiça eleitoral o apoio necessário na condução e construção de novas possibilidades que fortalecerão ainda mais este projeto que eu julgo ser, não só o melhor, mas como o maior projeto que a Câmara Municipal tem desenvolvido na atualidade”, afirma Caio Valace.  

            Para a presidente do PJ eleita, Valentina de Azevedo, participar do projeto é motivo de muita alegria. “Queremos dar mais visibilidade ao parlamento utilizando as redes sociais como ferramenta de divulgação e assim chegar ao maior número de jovens possível. Outra ideia é levar o projeto, cada vez mais, para dentro do ambiente escolar, para que mais estudantes possam conhecê-lo e nos auxiliar com ideias e sugestões”, disse. 

            A 1ª vice-presidente, Giovana Prates, se mostrou confiante e falou sobre a causa que pretende focar durante o seu mandato. “Estamos aqui para sermos a voz da população. Me sinto preparada para fazer o melhor para nossa cidade. Neste momento, a educação é a área que mais me chama atenção e não vou medir esforços para criar políticas públicas que possam beneficiar  esta Pasta”, conclui Giovana.


Assessoria de comunicação 
Câmara Municipal de Sete Lagoas 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários