16°C 28°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Música popular e clássica são os destaques desta semana no ATG

Programação reúne atividades entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro de 2022

26/09/2022 às 12h05
Por: Redação Fonte: Funarte
Compartilhe:
Músicos Marco Rapetti (foto esquerda) e Fausto Borém (foto direita) se apresentam no Teatro Dulcina (RJ) nesta semana (Crédito: Divulgação/ATG)
Músicos Marco Rapetti (foto esquerda) e Fausto Borém (foto direita) se apresentam no Teatro Dulcina (RJ) nesta semana (Crédito: Divulgação/ATG)

Dando continuidade aos eventos do programa Arte de Toda Gente (ATG), uma parceria entre Funarte e UFRJ, confira os destaques da programação entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro de 2022. Entre eles estão a Mostra Bossa Criativa, com o lançamento da “Mostra Virtual Brasília”, no canal Arte de Toda Gente, no YouTube, terça e quarta-feira (27 e 29/9); o projeto Sinos, com a apresentação da obra “O Basculho de Chaminé”, no Festival de Ópera de Ouro Preto, segunda (26/9) e terça-feira (27/9); a apresentação dos músicos Marco Rapetti e Fausto Borém, no Teatro Dulcina (RJ), nesta quarta-feira (28/9); as inscrições continuam abertas para a ação Um Novo Olhar - UNO, no “Painel Funarte-UFRJ de Regência Coral”, no Rio de Janeiro (RJ) e também o III CIMUCI - Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil.

Confira a programação:

MOSTRA BOSSA CRIATIVA

Mostra Virtual Brasília

Nesta terça-feira (27/9) acontece o lançamento da Mostra Virtual Brasília, no canal Arte de Toda Gente, no YouTube, com o show do Duo Tartamudo. Em seguida, na quinta-feira (29/9), é a vez de conhecer o som da cantora Letícia Fialho. Pelas próximas semanas, sempre às terças e quintas-feiras, serão apresentados espetáculos, bate-papos e shows musicais, sempre gratuitos, às 18h.

Tartamudo é o nome do projeto dos multi-instrumentistas Zepedro Gollo (programações, loops, teclados e guitarras) e Wilton Rossi (guitarras, teclados, loops e baixo). Com foco na criação de camadas musicais repetitivas, eles desenvolvem sonoridades que variam de criações ruidosas e baseadas na distorção até melodias “ambient” sensoriais e imersivas.

Já Letícia Fialho é cantora, compositora e instrumentista. No show, apresenta suas canções autorais fruto dos EPs “Carta de Fogo” (2021), e “Purpurina Anzol” (2019), e o álbum de estreia, “Maravilha Marginal” (2018). Suas músicas trazem a mistura da ancestralidade com a vivência quente dos subúrbios, em arranjos que unem violão e sanfona.

Show Tartamudo

Dia 27 de setembro (terça-feira) l Horário: 18h

Gratuito

Disponível em: youtube.com/artedetodagente

Show Letícia Fialho

Dia 29 de setembro (quinta-feira) l Horário: 18h

Gratuito

Disponível em: youtube.com/artedetodagente

Mostra Bossa Criativa - Rio de Janeiro

Comemorando os 170 anos do compositor brasileiro Henrique Oswald (1852-1931) e 150 anos do compositor russo Alexander Scriabin (1872-1915), os músicos Marco Rapetti (piano) e Fausto Borém (contrabaixo) apresentam as obras de ambos no Teatro Dulcina.

Dia 28 de setembro (quarta-feira) l Horário: 19h

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Local:Teatro Dulcina

Rua Alcindo Guanabara, 17 - Centro, Rio de Janeiro (RJ)



SINOS

Festival de Ópera de Ouro Preto

Como parte do primeiro Festival de Ópera de Ouro Preto, será encenado na cidade, nos dias 26 e 27 de setembro, sempre às 19h,O Basculho de Chaminé,do compositor luso-brasileiro Marcos Portugal (1762-1830), com libreto de Giuseppe Maria Foppa (1760-1845). A ópera é resultado de uma parceria da Academia de Ópera do projeto Sinos – de Funarte e UFRJ – com a Academia Orquestra Ouro Preto e teve sua estreia em 19 de dezembro de 2021 e, agora, retorna à histórica Casa de Ópera, o mais antigo teatro em funcionamento no país.

As apresentações contam com a Orquestra Ouro Preto e com os alunos da Academia Orquestra Ouro Preto, que se apresentam ao lado das sopranos Marília Vargas e Ludmilla Thompson, do barítono Johnny França e de outros artistas convidados especialmente para a ocasião. A direção musical e regência são de Silvio Viegas e a concepção e direção cênica de Juliano Mendes.

Ópera “O Basculho de Chaminé”, no Festival de Ópera de Ouro Preto

Dias 26 e 27 de setembro (segunda-feira) l Horário: 19h

Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada) - Venda de ingressos no local

Local:Teatro Municipal Casa da Ópera

Rua Brigadeiro Musqueira, 104 - Ouro Preto (MG)

A Banda do Vila - Projeto Bandas

Na quinta-feira (29/9), às 20h, acontece a apresentação “A Banda do Vila”, da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com regência do maestro Marcelo Jardim, da UFRJ. O repertório traz canções de Villa-Lobos (1887-1959) compostas especialmente para a formação de bandas e obras de Thiers Cardoso (1913-2000) e Chiquinha Gonzaga (1847-1935). Também será executada “Modinha”, composição de 1923, com estreia de arranjo de Hudson Nogueira. No programa consta, ainda, a canção “Cine-Teatro 5 de Julho”, composta por Liduíno Pitombeira, que fará a sua estreia mundial.

Dia 29 de setembro (quinta-feira) l Horário: 20h

Mais informações em: https://sinos.art.br/agenda/a-banda-do-villa-banda-sinfonica-do-conservatorio-de-tatui-regente-marcelo-jardim/

Local:Teatro Procópio Ferreira - Conservatório de Tatuí

Rua São Bento, 415 - Centro - Tatuí (SP)

UNO

Painéis Funarte-UFRJ de Regência Coral – Rio de Janeiro (RJ)

As inscrições para o “Painéis Funarte-UFRJ de Regência Coral” já estão abertas. Voltada para a capacitação em direção de coros mistos para adultos, a oficina tem duração de quatro dias e será ministrada pelos professores Maira Ferreira (Instituto Baccarelli) e Angelo Fernandes (Unicamp). Serão abordados aspectos relativos à regência coral, dinâmica de ensaio, técnica vocal, leitura de repertório, bem como a prática musical com cantores participantes do Painel.

Inscrições abertas!

Dias 18 a 21 de outubro de 2022 (realização da oficina) l Horário: 13h

Inscrições gratuitas através do site www.umnovoolhar.art.br

Quantidade de vagas: 60 vagas

Local:Escola de Música da UFRJ

Rua do Passeio, n° 98 – Centro - Rio de Janeiro (RJ)

III CIMUCI - Congresso de Música Coral Infantojuvenil

Continuam abertas as inscrições para a terceira edição do Congresso de Música Coral Infantojuvenil, que será realizado de forma presencial com transmissão online, no Conservatório de Tatuí (SP). O encontro acontecerá entre os dias 12 e 15 de outubro, que terá como tema “Pedagogia e performance no coro infantojuvenil” e a transmissão acontecerá no canal Arte de Toda Gente, no YouTube.

O evento tem como principais objetivos incentivar as reflexões sobre os caminhos plurais da atividade coral voltada para o público infantojuvenil, dar a oportunidade de divulgação de trabalhos e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas e ampliar o intercâmbio entre as diferentes instituições que desenvolvem trabalhos voltados para esse público. Mais informações no edital do evento ou pelo e-mail: [email protected]

Dias 12 a 15 de outubro de 2022 - Realização do III CIMUCI

Transmissão online: youtube.com/artedetodagente

Local:Conservatório de Tatuí

Rua São Bento, 415 - Centro, Tatuí (SP)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários