16°C 28°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Ministro destaca necessidade de investimentos em ciclovias nas cidades

Daniel Ferreira diz que é preciso ter infraestrutura para bicicletas

23/09/2022 às 20h05
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, afirmou hoje (23) que é preciso investir em transporte não motorizado, como bicicletas, para melhorar a mobilidade nas grandes cidades brasileiras. Segundo ele, ampliar a infraestrutura de ciclovias pode ser uma opção para municípios como São Paulo.

“Resolver o problema da mobilidade urbana de São Paulo, por exemplo, pressupõe você fazer obra enterrada ou aérea. Você não tem mais a possibilidade de adotar outra solução. Então investir em soluções não motorizadas dá muito certo. Em Amsterdã, Paris e Londres, as pessoas andam tranquilamente de bicicleta. Mas tem infraestrutura para isso. A gente tem que apoiar esse tipo de investimento”, explicou Ferreira, em entrevista ao programaA Voz do Brasil.

As duas maiores cidades do país já têm suas malhas cicloviárias. São Paulo tem cerca de 700 quilômetros de vias para bicicletas. Já o Rio tem cerca de 470 km. Ambos municípios têm projetos para ampliar suas redes. A capital paulista quer chegar a 1.800 km até 2028, enquanto o Rio prevê superar os 600 km até 2029 (segundo plano divulgado em 2021).

Nesta semana, comemora-se a Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância de um trânsito seguro e sobre políticas públicas de mobilidade urbana.

“Ampliar a mobilidade urbana nas cidades muda não só a dinâmica das famílias, como muda dinâmicas econômicas. Se você tem serviços de entrega, o escoamento de produtos passa ser mais eficiente. Se o deslocamento para o trabalho é mais rápido, a pessoa é mais produtiva e volta pra casa mais feliz”, disse o ministro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários