17°C 28°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Reutilize óleo usado da cozinha para fazer sabão caseiro; saiba como preparar em poucos passos

Como fazer sabão a partir de óleo usado

09/05/2022 às 14h21 Atualizada em 11/05/2022 às 15h13
Por: Redação Fonte: ASCOM
Compartilhe:
Reutilize óleo usado da cozinha para fazer sabão caseiro; saiba como preparar em poucos passos

sabão caseiro feito a partir do óleo de cozinha é uma opção sustentável. No caso, a receita que vamos mostrar logo abaixo, resulta em um produto de ótima qualidade e evita que a gordura seja descartada de forma incorreta.

O óleo de cozinha gera diversos problemas ao ser descartado no meio ambiente. Ao cair na tubulação, causa entupimento, bem como contaminação nas estações de tratamento. Portanto, você terá a chance de transformar este material em  barras de sabão caseiro em poucas etapas.

 

Receita de sabão caseiro simples

Antes de iniciar os trabalhos, providencie materiais de proteção, como uma máscara descartável, óculos de proteção e luvas de borracha para manusear os produtos listados. Desse modo, evitará que a soda cáustica, um produto altamente corrosivo, cause estragos e acidentes.

  • 1 litro de óleo usado;
  • 140 ml de água;
  • 135 gramas de soda cáustica;
  • 25 ml de álcool;
  • 30 ml de fragrância natural.
  •  

 

 

 

Após todos os ingredientes devidamente separados, coloque a água para esquentar. Feito isso, utilize um balde para a mistura, pois são mais resistentes. Primeiro, derrame a água morna no recipiente e, logo após, acrescente a soda cáustica, de maneira lenta e em pequenas quantidades. Com a ajuda de uma colher de pau, misture com cuidado para evitar acidentes.

O próximo passo é retirar as impurezas do óleo de cozinha usado. Para isso, conte com a ajuda de uma peneira. Agora, esquente-o no fogo e aguarde até estar em uma temperatura próxima de 40º C. Então, derrame a mistura feita com a água e a soda ao recipiente com óleo. Faça isso sempre de maneira lenta e de forma simultânea.A terceira etapa de criação do sabão é misturar o líquido por cerca de 20 minutos com a colher de madeira. Entretanto, se atente à consistência final do produto, pois ela deve apresentar uma textura pastosa semelhante à do leite condensado.

Etapas finais da preparação do sabão caseiro

Após atingir a consistência ideal, adicione o aromatizante e misture bem, até que ele incorpore por completo à mistura. Da mesma forma, caso a massa do sabão esteja muito líquida, acrescente o álcool e misture novamente de forma lenta por mais 10 minutos. Quando o sabão atingir uma cor amarronzada, é sinal que ele está pronto para ir para a forma. Finalmente, separe o recipiente adequado para despejar e armazenar a mistura. Uma boa alternativa é uma caixa de leite, por exemplo.

Para que ele esteja pronto para uso, é importante aguardar em torno de 20 a 45 dias. Nesse sentido, mantenha o recipiente em um local fresco e com incidência de luz solar. Passado esse tempo de cura, é hora de retirar o sabão caseiro da forma, cortá-lo em barras e fazer o melhor uso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários