O sabão caseiro feito a partir do óleo de cozinha é uma opção sustentável. No caso, a receita que vamos mostrar logo abaixo, resulta em um produto de ótima qualidade e evita que a gordura seja descartada de forma incorreta.
O óleo de cozinha gera diversos problemas ao ser descartado no meio ambiente. Ao cair na tubulação, causa entupimento, bem como contaminação nas estações de tratamento. Portanto, você terá a chance de transformar este material em barras de sabão caseiro em poucas etapas.
Antes de iniciar os trabalhos, providencie materiais de proteção, como uma máscara descartável, óculos de proteção e luvas de borracha para manusear os produtos listados. Desse modo, evitará que a soda cáustica, um produto altamente corrosivo, cause estragos e acidentes.
Após todos os ingredientes devidamente separados, coloque a água para esquentar. Feito isso, utilize um balde para a mistura, pois são mais resistentes. Primeiro, derrame a água morna no recipiente e, logo após, acrescente a soda cáustica, de maneira lenta e em pequenas quantidades. Com a ajuda de uma colher de pau, misture com cuidado para evitar acidentes.
O próximo passo é retirar as impurezas do óleo de cozinha usado. Para isso, conte com a ajuda de uma peneira. Agora, esquente-o no fogo e aguarde até estar em uma temperatura próxima de 40º C. Então, derrame a mistura feita com a água e a soda ao recipiente com óleo. Faça isso sempre de maneira lenta e de forma simultânea.A terceira etapa de criação do sabão é misturar o líquido por cerca de 20 minutos com a colher de madeira. Entretanto, se atente à consistência final do produto, pois ela deve apresentar uma textura pastosa semelhante à do leite condensado.
Após atingir a consistência ideal, adicione o aromatizante e misture bem, até que ele incorpore por completo à mistura. Da mesma forma, caso a massa do sabão esteja muito líquida, acrescente o álcool e misture novamente de forma lenta por mais 10 minutos. Quando o sabão atingir uma cor amarronzada, é sinal que ele está pronto para ir para a forma. Finalmente, separe o recipiente adequado para despejar e armazenar a mistura. Uma boa alternativa é uma caixa de leite, por exemplo.
Para que ele esteja pronto para uso, é importante aguardar em torno de 20 a 45 dias. Nesse sentido, mantenha o recipiente em um local fresco e com incidência de luz solar. Passado esse tempo de cura, é hora de retirar o sabão caseiro da forma, cortá-lo em barras e fazer o melhor uso.
Mín. 17° Máx. 27°