17°C 26°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Isis da Silva Oliveira

Biografia

27/03/2024 às 14h57 Atualizada em 04/04/2024 às 08h56
Por: Redação Fonte: Valace Notícias
Compartilhe:
Isis da Silva Oliveira

Isis da Silva Oliveira foi uma importante educadora que deixou um legado imenso para a educação e cultura sete-lagoana. 

Com uma longa folha se serviços prestados à cidade, a professora nasceu em 17 de fevereiro de 1933, em Sete Lagoas, filha de Maria Arlinda da Silva Ferreira e de Deusdedith Ferreira Coelho.

Formou-se como técnica em contabilidade em 22 de dezembro de 1951, pela Escola Técnica de Comércio, mas seu sonho era graduar-se em magistério, o que se realizou na década de 1970, com a chegada do Curso de Letras da Fundação Monsenhor Messias/UNIFEM ao município. 

Iniciou sua carreira de professora ministrando cursos de admissão em casa, na década de 1960, por notório saber. 

Logo após, começou a lecionar cursos de Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Portuguesa, e francês nos principais colégios da cidade, como o Instituto Regina Pacis, Educandário Cristo Rei, Colégio Márcio Paulino, Colégio Industrial.

Sempre envolvida com a causa da educação, foi uma das fundadoras do Colégio Márcio Paulino, projeto da CNEG - Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, contribuindo para sua edificação.

Exerceu o cargo de Secretária Municipal de Educação e Cultura por seis anos, entre 1972 e 1978, nos governos de Sérgio Emílio de Vasconcelos Costa e de Afrânio de Avelar.

Ao fim do seu primeiro mandato, recebeu das mãos do então prefeito Sérgio Emílio a medalha de Honra ao Mérito por serviços prestados ao município.

Como secretária, realizou muitos projetos de expansão da rede física educacional e de expansão de séries na rede estadual, ampliou e aprimorou a situação das escolas municipais, criando o pré-escolar na zona rural.

Na área da Cultura, trouxe o Festival de Inverno de Ouro Preto para Sete Lagoas, quando o evento começou sua itinerância por cidades do interior. 

E artistas consagrados, como a soprano Lia Salgado, a flautista internacional Odette Ernest Dias, o também internacional pianista Jacques Klein, o Quarteto de Cordas e o Balé Stagium, ambos de São Paulo, entre outras atrações.

Foi responsável pela criação e implantação  da FUMEP -Escola Técnica e pelo lançamento da pedra fundamental da Casa de Cultura, ambas de Sete Lagoas 

Pertenceu ao Clube de Letras de Sete Lagoas, no qual defendeu a cadeira de Cruz e Souza, além de ter sido presidente e secretária da instituição. Foi eleita ainda “Mãe Intelectual do Clube, no biênio 1967/1968.

Na área educacional assistencial, fez parte da equipe que criou a SPIA - Serviço de Proteção à Infância e Adolescência - implantando oficinas de capacitação para público carente.

Em 1979, se mudou para Belo Horizonte e lecionou no Instituto Sagrada Família, no Colégio Santo Agostinho e no SESC. 

Na capital mineira, fez parte da diretoria do Sinpro –MG – Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais.

Lecionou também em Pitinga (Amazonas) pelo Sistema de Ensino Pitágoras, na década de 80.

De volta a Belo Horizonte, fez parte da equipe de correção de provas de Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Portuguesa, do vestibular da UFMG, entre os anos 1990 e 2000.

Em agosto de 2012, lançou O livro de Isis, em Sete Lagoas e Belo Horizonte, no qual estão concentrados os melhores textos de sua produção literária.

Isis da Silva Oliveira foi mãe de sete filhos e avó de 14 netos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários