Foi empossada na noite de terça-feira (16/01) a nova diretoria da Associação Comunitária dos Amigos e Moradores do Bairro Cidade de Deus (ASCOMCIDE). Na oportunidade, Caio Valace enumerou lista de serviços prestados pela região.
“O principal papel do vereador é fiscalizar, ouvir – principalmente saber ouvir as demandas da população - e traduzir em prestação de serviços, realizações, benfeitorias. E foi escutando a nossa gente, do bairro Cidade de Deus e adjacências, que pude fazer muito mais do que só discurso, mas com ações práticas”, afirmou o vereador Caio Valace.
O legislador reforçou seu compromisso em ser parceiro da ASCOMCIDE, que agora tem como presidente Pastor Wellington após concorrida eleição. Caio Valace listou o que realizou, em parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas, pela região do bairro Cidade de Deus em pouco mais de três anos.
Confira:
CIDADE DE DEUS / REALIZAÇÕES DO VEREADOR CAIO VALACE
ESPORTE
· CAMPO TERRÃO – Através do Projeto Iluminar, do vereador Caio Valace, o espaço agora conta com alambrado e iluminação com luz de LED.
· CAMPO LAGOA GRANDE 2 -Também pelo Projeto Iluminar, que levou iluminação a mais de 10 campos de futebol de Sete Lagoas, o da Lagoa Grande 2 também foi contemplado. Também foi feita a limpeza do local.
INFRA-ESTRUTURA
· CALÇAMENTO E PAVIMENTAÇÃO DE RUAS (Requerimento 1947/2021) - Graças à Emenda Aditiva 024/2021, de autoria do vereador Caio Valace, ao Projeto de Lei Ordinária nº455/2021, que “institui o Plano Plurianual do Município de Sete Lagoas para o quadriênio 2022 a 2025”, recursos foram garantidos para obras de infraestrutura do bairro. Na prática, tal medida possibilitou a dotação orçamentária, garantindo a verba necessária para a realização de tão sonhada obra.
A emenda garantiu recursos para instalação de piso indicado para as vias, a alvenaria poliédrica - que tem maior durabilidade e ainda é ecologicamente correto, totalizando quase 40 mil metros quadrados de pavimentação. Somente na primeira etapa do projeto foram investidos R$ 2.023.836,43.
· Foram vários os ofícios e requerimentos solicitando limpeza do bairro, além de diversas ações em parceria com a Associação Comunitária dos Moradores da Cidade de Deus (ASCOMCIDE).
· Em setembro de 2022 o vereador Caio Valace, através de requerimentos, garantiu nova iluminação pública para Cidade de Deus e região, que agora conta com luz de LED. Iniciativa colabora com a segurança pública.
ECONOMIA
· IPTU SOCIAL
Foi de autoria do vereador Caio Valace o Projeto de Lei Complementar 11/2023. A proposta garantiu que cerca de 19 mil famílias ficassem isentas do pagamento do IPTU, cujo valor for inferior ou igual a R$100,00. A medida beneficiará a população de baixa renda, promovendo justiça tributária.
Desde 2021 a proposta foi submetida a amplo debate com os órgãos técnicos da Prefeitura (Secretaria da Fazenda/Administração e Procuradoria), além do corpo técnico do gabinete do vereador, culminando com o Projeto sendo recepcionado pelo Executivo e já vigente desde 2023.
Cerca de 170 bairros da cidade foram beneficiados pela iniciativa.
Dentre eles, estão localizados na região do CDD:
- Cidade de Deus - 2.380 imóveis isentos (36.90% do bairro).
- Santa Felicidade - 1.088 imóveis (52.64% dos moradores).
- Bouganville: 658 imóveis (57.40% dos moradores)
- Dona Silvia - 596 imóveis (97,87% dos moradores) isentos do pagamento.
· Desafetação de área no bairro Cidade de Deus, o que possibilitou abertura de comércios e empreendimentos na região. Pedido feito através do Ofício 162/2021.
MEIO AMBIENTE
· ESQUINA ECOLÓGICA
O vereador Caio Valace está à frente de um projeto incrível para transformar as esquinas do bairro Cidade de Deus em espaços ecologicamente sustentáveis.
Batizado de "Projeto Esquina Ecológica", essa iniciativa tem como principal objetivo eliminar o acúmulo de entulhos e incentivar o plantio de árvores nas esquinas da região, contando com a participação ativa da comunidade na manutenção da limpeza.
O lançamento oficial do Projeto Esquina Ecológica aconteceu durante as festividades do Dia das Crianças de 2023, em parceria com o Las Esquinas Bar e a Associação de Moradores do Cidade de Deus (Ascomcide).
AGRICULTURA
· HORTA SOCIAL
Durante a pandemia da Covid, Caio Valace em parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas implantou o projeto Horta Social na cidade, que também envolveu a horta comunitária do bairro Cidade de Deus.
Com a participação de sete hortas comunitárias, foi possível gerar renda para 320 famílias setelagoanas e alimento para mais de 800 pessoas.
Com a medida, as hortas comunitárias passaram a contribuir de forma voluntária com hortaliças e leguminosas, mas mantendo o objetivo principal de geração de alimentos e sensibilização dos produtores locais.
Para fazer parte do trabalho, os produtores são selecionados pelos Cras (Centro de Assistência Social), e em seguida, recebem treinamento e são absorvidos pela horta comunitária mais próxima de sua residência. Eles recebem a terra, água e energia elétrica gratuitamente. A única contrapartida é de fornecer alimentos para as escolas municipais.
· Doação de trator para a horta comunitária do bairro Cidade de Deus.
· Doação de lâmina para o trator.
TRANSPORTE PÚBLICO
· MUDANÇA NA LINHA
Foi de autoria do vereador Caio Valace a proposta de mudança no itinerário do ônibus coletivo que atende à região da Cidade de Deus.
A linha de ônibus que atende à Cidade de Deus, Lagoa Grande II, Bouganville e Santa Felicidade teve seu trajeto alterado desde o dia 1º de julho.
Agora, o ônibus passa pela Av. Norte Sul, diminuindo em pelo menos 20 minutos o tempo de viagem. É mais agilidade e comodidade para todos.
EDUCAÇÃO E CULTURA
· EJA NA JUCA DIAS – Será implementando este ano na Escola Municipal Juca Dias o programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), uma oportunidade para se concluir o ensino médio para quem trabalha durante o horário comercial ou não conseguiu concluir a formação no tempo regulamentar. Pedido de Providência 8844/23.
· ORQUESTRA JOVEM NO BAIRRO CIDADE DE DEUS – Através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, também de autoria do vereador Caio Valace, recursos serão captados para que crianças e adolescente desenvolvam e estudem a música. A Orquestra Jovem de Sete Lagoas nasceu em 2010. Idealizada pelo maestro Ivison Máximo, a Orquestra Jovem atende gratuitamente cerca de 130 alunos, muitas vezes provenientes de bairros que apresentam vulnerabilidade social, levando a eles uma nova perspectiva de vida pela da música.
Mín. 17° Máx. 26°