18°C 24°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Projeto de economia criativa contemplado pela Funarte acontece em município do RS com 3,5 mil habitantes

Oficinas de fotografia, moda, marketing digital e empreendedorismo sustentável foram ofertadas, de forma gratuita, para a população de Arambaré

01/07/2022 às 10h15
Por: Redação Fonte: Funarte
Compartilhe:
"Entre a Figueira e a Lagoa" - Crédito: Fernanda Roggia

“Entre a Figueira e a Lagoa” foi um dos projetos contemplados pelo Prêmio Funarte Artes Visuais Periferias e Interiores 2021/2022. De autoria do produtor cultural Max Willian da Silva Leidemer, a iniciativa ofereceu três oficinas gratuitas que beneficiaram a população do pequeno município de Arambaré (RS), que conta com cerca de 3,5 mil habitantes.

Aproximadamente 30 pessoas participaram das aulas de fotografia, moda, marketing digital e empreendedorismo sustentável. O objetivo foi preparar os artistas da cidade para levar seus trabalhos ao mercado regional, impulsionando, assim, a economia criativa local.

Durante o mês de abril, os alunos se envolveram nas aulas, que tiveram como foco técnicas de fotografia através do celular; desenvolvimento da criatividade em corte e costura; e empreendedorismo, redes sociais e conceitos de marketing. De acordo com Paula Solaris, uma das oficineiras, a intenção do projeto foi trazer atividades que tivessem a ver com o fomento à cultura e turismo. Ela contou, também, que procurou explorar a sensibilidade dos participantes, durante os encontros de fotografia, fazendo com que enxergassem pequenas coisas da cidade.

Max Leidemer explicou que no caso da oficina de moda, a ideia foi mostrar o que está por trás da criatividade e buscar inspiração para as criações na paisagem e nos materiais da flora da região. Já no curso de marketing digital, a proposta foi trazer às artesãs e empreendedores da cidade, um posicionamento digital dos seus produtos. “Foi a oficina que mais teve alunos e superou às nossas expectativas”, finalizou.

A empreendedora Felícia Hickel, participou das três oficinas. Natural de Porto Alegre (RS), mora em Arambaré há dois anos e é dona de um espaço colaborativo no município. “Foi muito benéfico fazer parte do projeto”, falou. E completou: “até paranetworkingfoi legal, porque acabei conhecendo muitas artesãs aqui e gostaria de manter contato”.

Fernanda Roggia trabalhou no projeto como auxiliar de produção. Segundo ela, foi muito importante e especial fazer parte da iniciativa. “Conhecer pelo menos um pouquinho dos habitantes de Arambaré nas oficinas foi de muito aprendizado. As próprias alunas e alunos traziam uma calmaria para os professores e equipe técnica, apesar da correria. Foi de longe um dos trabalhos com que mais tive carinho das pessoas.”

Sobre o edital Periferias

Realizado pela Fundação Nacional de Artes, o Prêmio Funarte Artes Visuais Periferias e Interiores contemplou, em sua segunda edição, 16 projetos com R$ 50 mil cada. O objetivo foi realizar oficinas temáticas presenciais na área de artes visuais. As atividades precisavam ser desenvolvidas em periferias urbanas com características de vulnerabilidade social e econômica ou em cidades com população de até 150 mil habitantes.

As oficinas abordaram as artes visuais em suas práticas convencionais, contemporâneas ou aplicadas. Com as ações, a ideia foi apresentar ferramentas para tornar a produção artística uma atividade economicamente sustentável, além de oferecer noções básicas de planejamento financeiro e marketing para os participantes das aulas.

Acesse aqui o vídeo final do projeto “Entre a Figueira e a Lagoa”, no Youtube da Funarte .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários