19°C 28°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Comissão aprova projeto que dispensa registro no Detran para utilização de motocicletas em entregas

Billy Boss/Câmara dos Deputados Para o deputado Lucas Gonzalez, esse regramento está obsoleto A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos De...

30/06/2022 às 14h00
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Para o deputado Lucas Gonzalez, esse regramento está obsoleto - (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)
Para o deputado Lucas Gonzalez, esse regramento está obsoleto - (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4247/21, que permite a atividade de motofrete independentemente da categoria de registro do veículo.

O relator, deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), recomendou a aprovação. “O ordenamento jurídico está repleto de regramentos de natureza obsoleta, e regras antigas, que até podiam conter certo sentido, na atualidade são entraves para os cidadãos”, afirmou.

O texto aprovado revoga vedação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Atualmente, motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias só poderão circular com autorização do órgão de trânsito dos estados ou do Distrito Federal e mediante registro como veículo da categoria de aluguel.

“A atual exigência da categoria aluguel impõe burocracia que não contribui para a ordem no trânsito, e a dispensa não oferece prejuízo à segurança”, disse o autor da proposta, deputado Gilson Marques (Novo-SC). “As normas não devem fechar os olhos para a realidade, mas adaptar-se à evolução da sociedade”, continuou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários