19°C 28°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Senado promove sessão em homenagem ao Corpo de Bombeiros de Joinville (SC)

O Senado promove na segunda-feira (4), às 16h, sessão solene para comemorar os 130 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (SC). A cele...

30/06/2022 às 09h50
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville foi criado em 1892 - CBVJ
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville foi criado em 1892 - CBVJ

O Senado promove na segunda-feira (4), às 16h, sessão solene para comemorar os 130 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (SC). A celebração, em caráter semipresencial, foi sugerida pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).

Em seu requerimento (REQ 2.197/2021), Amin destaca que o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville é uma das instituições mais veneráveis de Santa Catarina, tendo sido criada em 13 de julho de 1892, quando a população urbana não alcançava 5 mil pessoas, por iniciativa de seus próprios moradores. Segundo o senador, eles tiveram como inspiração as tradicionais corporações de bombeiros voluntários da Alemanha e de outras nações da Europa.

“Decorridos quase 130 anos, os Bombeiros Voluntários de Joinville usufruem há décadas de notável prestígio, não apenas pela competência técnica e científica de sua corporação, hoje constituída por um quartel central e dez unidades regionais espalhadas pelo município, mas pelo alto significado como instrumento de coesão e orgulho de toda a cidade de Joinville e exemplo para o Estado”, destaca.

Ainda de acordo com o senador, os quadros da corporação são preenchidos por avôs, pais e filhos que se revezam nessa atividade “dedicando décadas de trabalho voluntário da mais alta qualidade técnica e operacional” ao socorro e à proteção de uma população hoje estimada em mais de 600 mil habitantes. 

Segundo Amin, a corporação possui “plataforma elevatória de maior envergadura” existente no Sul do Brasil, capaz de atender sinistros a 80 metros de altura. Ela mobiliza hoje cerca de 1,7 mil homens, que operam em plantões permanentes em suas dez unidades, não tendo demora superior a sete minutos entre a chamada e a chegada ao local de sinistro, em qualquer ponto do município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários