19°C 28°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Comissão de Orçamento anuncia maior transparência nas emendas de relator para 2023

Wesley Amaral/Câmara dos Deputados Celso Sabino, relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 O presidente da Comissão Mista de ...

29/06/2022 às 16h25
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Celso Sabino, relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 - (Foto: Wesley Amaral/Câmara dos Deputados)
Celso Sabino, relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 - (Foto: Wesley Amaral/Câmara dos Deputados)

O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Celso Sabino (União-PA), anunciou medidas para dar maior transparência ao Sistema de Indicação Orçamentária (Sindorc), que apresenta informações sobre as emendas de relator-geral, conhecidas como RP 9. As mudanças serão introduzidas para a indicação de emendas ao Orçamento de 2023.

Atualmente, qualquer cidadão já pode obter informações sobre o autor das solicitações de despesas com emendas de relator, incluindo valores e modalidade de aplicação.

Com as mudanças no sistema, será possível obter relatórios sobre empenho e pagamento das indicações. Também será possível identificar os prefeitos que fizeram indicações como usuários externos.

Celso Sabino lembrou que o relatório final do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023 (PLN 5/22) determina que as emendas RP 9 deverão sempre indicar o nome do parlamentar solicitante, ainda que o pedido tenha sido apresentado por demanda de agentes públicos ou representantes da sociedade civil.

Neste ano, foram aprovadas R$ 16,5 bilhões em emendas de relator-geral, sendo que R$ 5,8 bilhões já foram empenhados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários