15°C 23°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Vereador Caio Valace defende saúde mental dos servidores, fortalecimento do esporte e valorização da Exposete em plenária da Câmara

No dia 25 de agosto será realizada uma audiência pública com o tema: “Saúde Mental no Serviço Público Municipal“ Os riscos psicossociais para os servidores públicos e as alterações da NR1

05/08/2025 às 15h41 Atualizada em 05/08/2025 às 15h58
Por: Redação Fonte: ascom
Compartilhe:
Vereador Caio Valace defende saúde mental dos servidores, fortalecimento do esporte e valorização da Exposete em plenária da Câmara

Na reunião plenária desta terça-feira (5), o vereador Caio Valace levou ao plenário importantes temas de interesse da cidade, com destaque para a saúde mental do servidor público municipal. Caio anunciou que no dia 25 de agosto será realizada uma audiência pública, com requerimento de sua autoria, com o tema “Saúde Mental no Serviço Público Municipal: os riscos psicossociais para os servidores públicos e as alterações da NR1 (Norma Regulamentadora nº 01)”.

“Precisamos encarar com seriedade a regulamentação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e implementá-lo de forma efetiva em nosso município. A saúde do servidor público impacta diretamente na qualidade do serviço prestado à população”, afirmou o vereador. Segundo ele, a participação do Secretário Municipal de Saúde de Sete Lagoas, Jean Barrado, que já manifestou apoio à causa, é fundamental para garantir condições dignas de trabalho e excelência no atendimento ao cidadão.

Ainda no tema da saúde pública, um Pedido de Providência (7814/2025) de autoria do vereador solicita a implantação de um Centro de Convivência (CECO), no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS, nos moldes da Portaria GM/MS nº 5.738/2024, reforçando a importância de ações concretas na atenção à saúde mental.

Valorização da Exposete e do agronegócio

Caio Valace também utilizou a tribuna para destacar a importância da Exposete, ressaltando que, para além dos grandes shows, trata-se de uma importante feira de negócios na área da agricultura e pecuária. O vereador parabenizou o Sindicato Rural e sua nova diretoria pela coragem e competência na organização da maior festa agropecuária da região.

Posse dos novos servidores efetivos da Câmara

Durante sua fala, o vereador parabenizou os sete novos servidores efetivos da Câmara Municipal, que tomaram posse nesta semana, fruto do concurso público realizado durante a gestão de Valace como presidente da Casa (2023/2024). “O concurso ofertou 50 vagas mas, até o momento, apenas sete servidores foram efetivados. Muitas pessoas que passaram seguem na expectativa de assumirem seus cargos”, pontuou o vereador. Confira a matéria completa no site clicando aqui.

Lei de Incentivo ao Esporte: cobrança por votação

Por fim, o vereador cobrou do presidente da Câmara a inclusão na pauta da votação da Lei de Incentivo ao Esporte, um projeto que irá regularizar e fortalecer instituições esportivas da cidade, permitindo que elas tenham acesso a recursos federais. “Sete Lagoas é uma das cidades com maior número de equipamentos esportivos em Minas Gerais, mas o poder público sozinho não consegue manter toda essa estrutura. Essa lei é urgente para que possamos evoluir no esporte com apoio legal e financeiro”, afirmou.

Doação de imóvel da Cemig para o Município

Também foi aprovado o Pedido de Providência nº 7822/2025, de autoria do vereador, solicitando ao Governo do Estado e à Cemig a doação ou cessão de uso do imóvel localizado na Rua Rui Barbosa, 519 – bairro Mangabeiras – ao Município de Sete Lagoas, com base na Indicação nº 05/2024 aprovada pela maioria dos vereadores.

Para Caio Valace, a sessão foi marcada por temas estruturantes que buscam melhorar a qualidade de vida do cidadão, valorizar o servidor e ampliar as políticas públicas. “Seguimos firmes no propósito de construir uma cidade mais justa, inclusiva e que respeita as necessidades reais da nossa população”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários