Sete Lagoas dá um importante passo para a defesa dos direitos do cidadão com a inauguração do Posto de Atendimento Pré-processual (Papre) do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), na sede da Câmara Municipal. O posto é fruto do Termo de Cooperação nº 251, firmado em dezembro de 2024 pelo então presidente do Legislativo, vereador Caio Valace.
O Cejusc é sinônimo de agilidade e eficiência. Em Minas Gerais, já existem mais de 100 unidades instaladas, todas com resultados expressivos nas comunidades atendidas. Além de audiências e sessões de conciliação e mediação pré-processuais, o posto oferece serviços de atendimento e orientação ao cidadão. O setor é o ponto inicial para os usuários, onde recebem informações e suporte sobre suas demandas antes que estas cheguem ao âmbito judicial.
"Com o Cejusc, as pessoas ganham uma ferramenta moderna para resolver conflitos de maneira mais rápida e acessível, evitando a judicialização e promovendo a paz social. Este é um marco para nossa cidade e para todos os cidadãos que buscam justiça de forma prática e eficiente”, destaca Caio Valace, ressaltando a importância da iniciativa para Sete Lagoas.
A instalação do Papre reforça o compromisso do Poder Legislativo com a inovação e com a acessibilidade ao sistema de justiça. O novo posto atende à crescente demanda por soluções mais céleres e humanas, garantindo que conflitos sejam resolvidos sem a necessidade de processos judiciais demorados. Os cidadãos podem procurar apoio nas áreas do consumidor, trânsito, família e outras.
O Cejusc fará parte do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), um espaço multipropósito inaugurado em dezembro de 2023, durante a gestão do então presidente Caio Valace. O CAC oferece diversos serviços essenciais à população, como defesa do consumidor, acesso à internet popular com recursos de acessibilidade e diversos outros serviços.
A integração do Cejusc ao CAC reforça o compromisso do Legislativo com o acesso à justiça, complementando a gama de serviços voltados para a cidadania e a solução ágil de conflitos. “Com o Cejusc, Sete Lagoas segue o exemplo de outras cidades mineiras, proporcionando à sua população um acesso mais justo e eficiente aos seus direitos. A iniciativa é mais um legado da nossa gestão à frente da Câmara de Sete Lagoas. Sempre priorizamos projetos de impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos”, afirma Caio.
O QUE É CEJUSC
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) é uma ferramenta do Poder Judiciário que promove audiências e sessões de conciliação e mediação pré-processuais. Além disso, oferece serviços de atendimento e orientação ao cidadão, permitindo resolver questões de forma célere e eficaz, antes mesmo de se tornarem processos judiciais.
O setor de cidadania do Cejusc é o primeiro ponto de contato do cidadão, fornecendo informações e orientações sobre cada caso. Com mais de 100 unidades já instaladas em Minas Gerais, o Cejusc tem se consolidado como um sinônimo de eficiência e pacificação social, beneficiando diretamente as comunidades atendidas.