O presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, vereador Caio Valace, intermediou nesta quarta-feira (13/12) importante reunião entre as diretorias da Sicredi e da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Sete Lagoas (COOPERSEFA). O resultado: R$ 30 mil em recursos foram garantidos para os agricultores familiares da cidade, que serão revertidos na compra de equipamentos necessários para o crescimento do setor.
A fim de aumentar a produtividade e sua capacidade de atendimento, a COOPERSEFA vai adquirir um freezer e geladeira para conservar melhor o que é produzido, garantindo o fornecimento de legumes e hortaliças para 32 escolas estaduais e outras 53 municipais. De acordo com o presidente da cooperativa voltada para a agricultura familiar, Givaldo Flores dos Santos, o vereador Caio Valace foi fundamental pelo recurso disponibilizado pela Sicredi.
_ O Caio conheceu e reconheceu a importância do nosso trabalho. Ele vem sendo o principal intermediador da COOPERSEFA junto à Sicredi para que conseguíssemos garantir o recurso de R$ 30 mil, que será de extrema importância para o desenvolvimento das atividades e aumento de nossa produção, afirmou Givaldo.
Para Adiones Galiazzi, Gerente Regional de Desenvolvimento da Sicredi, a Câmara Municipal através do seu presidente Caio Valace, garantiu a proximidade da cooperativa financeira com os agricultores familiares, o que foi fundamental para o reconhecimento do trabalho e, consequentemente, a liberação do recurso:
_ Buscamos promover transformações positivas nas localidades onde estamos presentes. Apoiamos iniciativas que garantem sustentabilidade do negócio e a geração de renda dos seus associados, não é somente dinheiro. A Sicredi tem um olhar voltado para a sustentabilidade e apoia iniciativas que valorizem a economia verde e de baixo carbono, e principalmente negócios de impacto social positivo e de fomento à economia local, que é o caso da COOPERSEFA, afirmou Galiazzi.
O vereador Caio Valace reconhece seu papel como elo entre o cooperativismo e instituições que investem em soluções sustentáveis que visam o desenvolvimento local e das pessoas envolvidas na causa. “É nosso papel apoiar o cooperativismo e a geração de renda. E, como esse elo, visamos dar todo o suporte a iniciativas como da COOPERSEFA, aumentando a produção e o crescimento de nossa agricultura familiar. Trata-se de uma cooperativa fundamental para o desenvolvimento econômico e social de Sete Lagoas. Estamos juntos”, ressaltou Valace.
A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Sete Lagoas funciona na cidade desde 2011 e tem hoje cerca de 50 cooperados. O trabalho garante o fornecimento de hortaliças e legumes que são destinados para o preparado da merenda escolar de milhares de crianças matriculadas nas escolas estaduais e municipais da cidade. Para 2024, é objetivo da COOPERSEFA apresentar à Sicredi projeto para a aquisição de uma câmara fria, o que vai garantir maior produção de mandioca, além de outras hortaliças e legumes, sem o risco de perder a colheita e renda.