17°C 27°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Proposta exige que supermercados informem aumento nos preços de produtos

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Flávio Nogueira: medida permitirá ao consumidor efetuar o planejamento orçamentário O Projeto de Lei 2314/22 ex...

20/09/2022 às 16h40
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Flávio Nogueira: medida permitirá ao consumidor efetuar o planejamento orçamentário - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)
Flávio Nogueira: medida permitirá ao consumidor efetuar o planejamento orçamentário - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 2314/22 exige que hipermercados, supermercados e atacadistas disponibilizem no interior das lojas um informativo listando os dez produtos que mais tiveram aumento no preço nos últimos 15 dias. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Conforme a proposta, a ideia é demonstrar a evolução dos preços. O informativo deverá trazer os nomes dos produtos, as marcas, os valores cobrados nos 15 dias anteriores, as porcentagens de aumento e os preços já atualizados.

“Trata-se de recurso que permitirá aos consumidores efetuar o planejamento orçamentário antes de iniciar as compras, podendo substituir, acrescentar ou optar por não comprar determinada mercadoria”, afirmou o autor da proposta, deputado Flávio Nogueira (PT-PI).

“Vivemos hoje um período de aumento desenfreado nos preços dos alimentos, principalmente na cesta básica. Milhares de famílias há meses estão eliminando da lista de compras vários itens, promovendo substituições e, em muitos casos, até mesmo reduzindo o número de refeições por dia”, continuou o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários