Senado Federal
Sessão especial comemora 21 anos da Escola Superior de Ciências da Saúde
O Senado faz na segunda-feira (19), às 16h, uma sessão especial para comemorar os 21 anos da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), localizad...
15/09/2022 13h00
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Com graduação e pós em enfermagem e medicina, escola do DF é referência na formação de profissionais - Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O Senado faz na segunda-feira (19), às 16h, uma sessão especial para comemorar os 21 anos da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), localizada em Brasília. O pedido da homenagem (RQS 430/2022) foi feito pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

A ESCS é uma instituição de ensino superior (IES) voltada a formar profissionais de saúde com perfil mais adequado às necessidades da população e em acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a escola foi criada em 2001, por meio do Decreto 22.074.

Na justificativa do pedido da sessão, Izalci afirma que "a ESCS tem alcançado resultados educacionais expressivos, com estudantes reconhecidos pela comunidade de saúde pública pela sua excelente formação, com um perfil adequado para o trabalho no serviço público de saúde".

O senador acrescenta que a escola tem um papel de fundamental importância para a sociedade e merece ser reconhecida e valorizada:

“O evento tem como objetivo homenagear todos os responsáveis por viabilizar o projeto visionário da ESCS, que vem mudando a forma de agir e de pensar dos profissionais de saúde de Brasília", explica.

Cursos

A escola oferta os cursos de graduação em enfermagem e medicina, ambos com 80 vagas anuais. Na pós-graduação, a instituição desenvolve programas latu sensu em residência médica e em outras áreas da saúde, abrigando atualmente mais de 1,5 mil estudantes.

Também são oferecidos mestrado profissional em ciências para a saúde e em saúde da família, mestrado acadêmico em ciências da saúde e doutorado institucional em ciências da saúde.

Por Raíssa Portela, sob supervisão de Rodrigo Baptista