O Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, recebe, entre os dias 9 de setembro e 2 de outubro, a temporada do espetáculo teatralArraigada, do ator e cantor Giovani Bruno, em parceria com o Coletivo Peneiras. As apresentações acontecem às sextas, sábados e domingos, às 20h. Apoiado nas linguagens do teatro documentário, do teatro depoimento e da mímese corpórea, o ator representa no palco a vida e obra de sua mãe. Uma homenagem à Druvalina, mulher negra, baiana e analfabeta que tem como sonho, contar um dia a sua história num livro.
Para realizar o desejo de sua mãe, o ator criou junto com o Coletivo Peneiras e sob a direção artística de Mariana Defendi, o monólogoArraigada, questionando temáticas da mulher negra brasileira do passado e dos dias de hoje. Entram em cena, as suas capacidades de renascimento, sobrevivência e busca de sustento dos filhos. Pelo prisma da história pessoal da protagonista, estão em foco também o tema universal da maternidade e problemas sociais.
No dia 1º de outubro (sábado), haverá uma apresentação especial, gratuita, exclusivamente para mulheres negras. Depois de cada apresentação da temporada, Giovani Bruno e outros artistas envolvidos realizam uma roda de conversa com o público.
O projeto inclui ainda um “acolhimento artístico”, no dia 17 de setembro (sábado), das 15h às 21h30, em que o Coletivo Peneiras trocará experiências com estudantes de teatro, grupos em formação, artistas, arte-educadores, professores e interessados no processo criativo.
No sábado seguinte, dia 24 de setembro, o grupo oferece a oficinaRelembrança dos Meus – Iniciação à Mímese Corpórea. Segundo o coletivo, a oficina parte da “memória afetiva dos antepassados”, passando pela observação do gestual de trabalhadores da terra em fotos e vídeos, base para a criação livre do ator.
Informações sobre o acolhimento e sobre a oficina: Whatsapp: (19) 98835-0600 ou pelo e-mail:espetaculoarraigada@gmail.com
Ficha técnica
A montagem “Arraigada” é um monólogo performado por Giovani Bruno. A direção é de Mariana Defendi, com produção de Lais Dalpogetto. A contrarregra é Melina Ducatti, enquanto Conrado Augusto é o operador de som, e Roberta Vigatto é a operadora de luz.
Espetáculo teatral “Arraigada”
Dias 9 de setembro a 2 de outubro de 2022 l Horário: 20h
Ingresso: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
Apresentação especial, gratuita e exclusiva para mulheres negras
Dia 1º de outubro l Horário: 20h
Entrada gratuita
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
“Acolhimento Artístico”, com Coletivo Peneiras
Dia 17 de setembro (sábado) l Horário: 15h às 21h30
Oficina “Relembrança dos Meus – Iniciação à Mímese Corpórea”
Dia 24 de setembro (sábado) l Horário: 14h30 às 16h30
Local:Sala Augusto Boal- Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque – São Paulo