O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) registrou a audiência pública realizada nesta terça-feira (30) na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle para discutir o inquérito 4.781, mais conhecido como inquérito das fake news. Ele lamentou a ausência no debate do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que conduz o inquérito e que “pela segunda vez, não compareceu a um convite respeitoso do Senado Federal”.
— Foi uma audiência extremamente esclarecedora. Seis horas de debate em que nós pudemos ouvir quem entende do riscado, como se diz, e fica evidente o momento dramático que a gente está vivendo na nossa sociedade com esse inquérito 4.761, que é um inquérito que causa muita preocupação à população brasileira — disse.
Girão disse que é dever do Senado continuar numa escalada democrática, buscando a verdade, convidando os ministros do STF, “porque este aqui é o tribunal deles, esta é a instância que julga os 11 ministros do Supremo”.
— Este Senado tem a prerrogativa, é o único Poder que tem a prerrogativa de investigar, de barrar eventuais abusos que estejam acontecendo naquela Corte. Então, nós somos o tribunal do tribunal. Essa é a grande realidade — afirmou.
Participaram da audiência juristas como o Dr. Ives Gandra Martins e o Dr. Valmir Pontes Filho. Também esteve presente o ministro da AGU, Dr. Bruno Bianco Leal.
Mín. 17° Máx. 19°