Geral Funarte
Eventos dedicados à música são os destaques do ATG desta semana
Programação reúne atividades da semana do dia 20 a 26 de junho
22/06/2022 08h50
Por: Redação Fonte: Funarte
Da esquerda para a direita, Maurício Massunaga, Alice Passos e Tim Rescala (Crédito: Divulgação)

Música popular ou música erudita, tem para todos os gostos! A programação do Arte de Toda Gente entre os dias 20 e 26 de junho de 2022 traz, entre os destaques, eventos presenciais e gratuitos. Entre eles, estão a apresentação do duo de voz e violão, formado por Alice Passos e Maurício Massunaga, no show “Influências”, nesta quarta-feira (22). E entre os dias 24 e 26 de junho (sexta a domingo), é a vez da Orquestra Sinfônica da UFRJ, que se apresenta no Theatro Municipal e na Escola de Música da Universidade.

O programa Arte de Toda Gente é realizado em parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Inclui os projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos).

Confira a programação:

BOSSA CRIATIVA l SINOS (RJ)



Nesta quarta-feira (22/6), às 19h, o Teatro Dulcina (RJ), recebe o showInfluências, com os violonistas Alice Passos e Maurício Massunaga. Em um duo de vozes e violões, com intervenções de flauta transversa e percussão, Passos e Massunaga celebram os compositores Chico Buarque, Dori Caymmi e Sergio Santos. Os dois cariocas da nova geração, a cantora e instrumentista Alice; e Miguel, violonista e compositor, fazem deste encontro uma oportunidade para dialogar com compositores que marcaram suas formações musicais.

A cantora Alice Passos trabalha há mais de 20 anos com música, tendo se apresentado ao lado de Gilberto Gil, Roberta Sá, entre outros; gravado com Jards Macalé, Wilson das Neves, Quarteto em Cy, e etc. Conta com dois discos gravados:Voz e Violões(2016) eAry(2020). Já Maurício Massunaga é multi instrumentista, tendo tocado como violonista e guitarrista junto a nomes como Dudu Nobre, Casuarina, Sombrinha, Mart'nalia, Zélia Duncan, entre outros.

Show ‘Influências’, com Alice Passos e Maurício Massunaga

Dia 22 de junho de 2022 (quarta-feira) l Horário: 19h

Entrada Gratuita

Adquira o seu ingresso: https://www.sympla.com.br/evento/alice-passos-e-miguel-rabello-mostra-arte-de-toda-gente-bossa-criativa-rio-de-janeiro/1609760

Local:Teatro Dulcina

Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17 - Centro - Rio de Janeiro/RJ

MOSTRA VIRTUAL PARATY

Estreia nesta quinta-feira (23/6), no canal do YouTube do Arte de Toda Gente, o primeiro episódio,A História de Paraty, da série documental sobre a cidade histórica fluminense. Dividido em seis episódios, os vídeos serão lançados sempre às terças e quintas-feiras, às 18h. Esta primeira etapa fala sobre costumes e tradições do povo paratiense, com a visão de agentes culturais locais.

A programação da primeira etapa da Mostra Virtual Paraty é: “A História de Paraty” (23/6), “O Caiçara” (28/6), “A Farinha de Paraty” (30/6), “O Artesanato” (5/7), “A Música Regional” (7/7) e “Dança e Arte” (12/7).

Serviço

Mostra Virtual Paraty

Dias 23 de junho a 12 de julho (terças e quintas-feiras) l Horário: 18h

Disponível em: https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente

Gratuito

Classificação etária: Livre

A Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente

A apresentação faz parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente e do projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais - SINOS, e acontece de forma gratuita. Percorrendo cidades em que há pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural, a mostra Bossa Criativa, do programa Arte de Toda Gente, já promoveu edições em Chapada dos Veadeiros (GO), São Cristóvão (SE) e Ouro Preto (MG), onde envolveu a participação de artistas, artesãos e outros criadores dessas regiões, valorizando a economia criativa, as artes e a cultura local como um todo.

SINOS - SISTEMA NACIONAL DE ORQUESTRAS SOCIAIS (RJ)

Neste fim de semana, entre sexta-feira (24/6) e domingo (26/6), a Orquestra Sinfônica da UFRJ apresenta a estreia da óperaO Engenheiro, composta por Tim Rescala e feita por encomenda da Academia de Ópera Sinos, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais. O espetáculo tem como personagem principal o engenheiro abolicionista e defensor da monarquia André Rebouças (1838-1898). A estreia da ópera acontece no icônico Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 24 de junho. As outras duas apresentações serão no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ, nos dias 25 e 26 de junho.

Apresentada em um ato, a ópera conta a retrata a saga do engenheiro militar e inventor brasileiro, André Rebouças, durante o emblemático dia 15 de novembro de 1889, quando ocorreu a Proclamação da República. Em cena, os bastidores dos acontecimentos e a reação da família imperial, assim como sua condenação ao exílio. Rebouças, que é interpretado pelo barítono David Marcondes, era mestiço – sua mãe era uma escrava alforriada e seu pai português.

O avô de Rebouças, baiano, lutou pela independência da antiga colônia e seu pai era conselheiro do imperador. O engenheiro tornou-se um dos mais importantes articuladores do movimento abolicionista, mas se manteve monarquista e acompanhou Dom Pedro II no exílio. Também estão no elenco Yasmini Vargas, Flávio Leite, Eduardo Alves, Izabella Domingos, Marta Vidal, Ânderson Vasconcelos, Francis Padilha e Clarisse Diefenthäler.

A Academia de Ópera Sinos

Com coordenação do maestro Silvio Viegas, esta nova vertente do Sistema Nacional de Orquestras Sociais tem como objetivo introduzir a prática da ópera e seus subgêneros nos projetos sociais que atuam no ensino coletivo dos instrumentos orquestrais, com a formação de orquestras, e junto a instituições que mantenham orquestras jovens. O projeto envolve a produção de videoaulas, ministradas por gabaritados profissionais brasileiros da ópera, com conteúdos históricos, musicais, estilísticos, técnicos e também de produção e gestão. E inclui a criação e apresentação de quatro novas óperas de câmara, encomendadas pelo projeto aos compositores Tim Rescala, João Guilherme Ripper, André Mehmari e Eli-Eri Moura.

Academia de Ópera e Concerto SINOS

Orquestra Sinfônica da UFRJ - Estreia da Ópera “O Engenheiro”

Dia 24 de junho (sexta-feira) l Horário: 19h

Entrada gratuita

Classificação etária: Livre

Local:Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro/RJ

Orquestra Sinfônica da UFRJ - Récita 1 da Ópera “O Engenheiro”

Dia 25 de junho (sábado) l Horário: 17h

Entrada gratuita

Classificação etária: Livre

Orquestra Sinfônica da UFRJ - Récita 2 da Ópera “O Engenheiro”

Dia 26 de junho (domingo) l Horário: 17h

Entrada gratuita

Classificação etária: Livre

Local:Escola de Música da UFRJ - Salão Leopoldo Miguez

Prédio principal e prédio de aulas I, Rua do Passeio, 98 - Centro, Rio de Janeiro - RJ