A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) participou da 8ª Semana de Inovação, com a realização de duas atividades no dia 9 de agosto. O objetivo foi promover a reflexão e o debate sobre a transformação e a melhoria dos serviços governamentais. Pela manhã, a oficina “Cultura positiva e responsividade: você nunca mais vai encarar o serviço público do mesmo jeito” lotou uma das salas da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF).
Atraídas pelo tema, 30 pessoas de diferentes instituições de todo o país discutiram o assunto de forma descontraída e lúdica. “Ver tanto servidor engajado e preocupado mostra que tem muitas pessoas que querem mudar e fazer a diferença na sociedade”, relatou a servidora do Ministério Público Federal de São Paulo (SP), Michele Sulamita.
Os participantes tornaram-se fiscais e entenderam na prática como as premissas da regulação responsiva podem incentivar o cumprimento de regras, aplicando formas de tratamento distintas para cada situação. O modelo propõe sair da lógica tradicional, que prevê aplicação de sanções, para avaliar a medida proporcional em cada caso, como orientação, educação, plano de correção para retorno à conformidade e advertência.
“A forma como a regulação funciona hoje não gera a efetividade esperada. Por isso, este momento foi muito importante, pois precisamos ser provocados a pensar e a fazer diferente”, disse o Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Serra (ES), Pedro Henrique Trindade.
A atividade foi conduzida pelo especialista em regulação de aviação civil Rodrigo Mota Narcizo, que faz parte da equipe do Escritório de Projetos da ANAC, e pela gerente técnica de Assessoramento da Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (GTAS/SAS), Laís Facó Alencar, líder do Projeto Prioritário Regulação Responsiva.
No começo da tarde, a gerente técnica do Escritório de Projetos (GT-ESPRO/SPI), Juliana Moraes de Sousa, levou o tema “Canvas de Gestão de Mudanças” para o Palco Holofote, espaço de divulgação rápida de ideias inovadoras. A metodologia traz de forma visual, simples e colaborativa uma estrutura para a condução de mudanças nas organizações. A apresentação foi realizada em Brasília, com transmissão ao vivo pela internet.
Sobre a Semana de Inovação
O evento é organizado pela Enap, Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. A programação deste ano ocorre de 8 a 10 de agosto em formato híbrido, com atividades presenciais em Recife, Rio de Janeiro e Brasília, além de conteúdo exclusivo online. Confira mais informações pelo site semanadeinovacao.enap.gov.br.
Assessoria de Comunicação Social da ANAC
Mín. 17° Máx. 27°