17°C 27°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Espetáculo de dança em São Paulo aborda o tema da loucura

Projeto “Solo em Água Fervente”, da bailarina Maria Albers, baseia-se em princípios da educação somática

08/08/2022 às 14h05
Por: Redação Fonte: Funarte
Compartilhe:
Trecho do projeto
Trecho do projeto "Solo em Água Fervente" (Crédito: Samuel Gambohan)

A bailarina Maria Albers apresenta o espetáculo de dança “Solo em Água Fervente”, entre os dias 12 de agosto e 4 de setembro (sextas, sábados e domingos), na Sala Renée Gumiel, em São Paulo. O projeto solo trata sobre “o fluxo das emoções no corpo, encaradas como ingredientes de uma poção alquímica em preparo e em processo de ebulição”, segundo a bailarina e coreógrafa.

Maria explica que a coreografia baseia-se nos princípios da educação somática e carrega, “tanto como enigma quanto como peça-chave, a temática da loucura e seus conteúdos simbólicos e míticos”. A bailarina define a obra, criada em parceria com a pesquisadora do movimento, Luciana Hoppe, como “uma cena-poção”, que pode se tornar veneno ou remédio, início ou solução dos problemas.

O público do espetáculo é convidado a experimentar sensações e emoções múltiplas que emergem dos movimentos da dança. Luciana Hoppe assina a direção, assim como a cenografia, o figurino e a trilha sonora da montagem.

O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Açorianos de Dança 2011 (Melhor Espetáculo, Melhor Cenografia, Melhor Iluminação e Melhor Bailarina) e Prêmio Fundação Piratini TVE e FM Cultura ainda no mesmo ano.

Oficina “Cuidado em Cena”

A apresentação foi recebida por meio do Edital de Credenciamento de Espetáculos da Funarte SP 2022, o projeto inclui também a realização, em 18 de agosto da oficina “Cuidado em Cena”, na qual Maria Albers baseia-se em princípios da Educação Somática, da Psicanálise e da Esquizoanálise em busca de um “corpo cênico auto-regulado”, que faça emergir a cena tanto como enigma quanto como solução de conflitos instalados. É uma proposta de oficina inclusiva, destinada a pessoas de perfis diversos, com ou sem experiência em dança, com e sem diagnósticos.

Projeto “Solo em água fervente”, de Maria Albers

De 12 de agosto a 4 de setembro l Horário: 19h (sextas e sábados) e 18h (domingos)

Ingressos: R$ 50 (meia-entrada: R$ 25)

Duração: 60 minutos

Classificação: 12 anos

Oficina “Cuidado em Cena”

Dia 18 de agosto l Horário: 15h às 17h

Gratuita

Inscrições pelo e-mail: [email protected] (até 17 de agosto)

Local:Sala Renée Gumiel - Complexo Cultural Funarte SP

Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos - São Paulo (SP)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários