Uma das peças teatrais mais importantes de Oswald de Andrade, “O Rei da Vela” (1933), ganha uma reinterpretação em “Desmascarados, Desconstruindo O Rei da Vela”, nova montagem da Bendita Trupe. O grupo teatral paulistano realiza ensaio aberto do espetáculo no dia 4 de agosto, às 16h, na Sala Carlos Miranda, no Complexo Cultural Funarte SP, em São Paulo. A entrada é gratuita e a classificação etária, livre.
O espetáculo “Desmascarados” pretende, segundo seus criadores, “trazer irreverência às discussões em torno da Semana de 1922”, que este ano completa cem anos. Dirigido por Johana Albuquerque, o grupo Bendita Trupe vem ensaiando o espetáculo nesse mesmo espaço ao longo de 2022, tendo já no dia 8 de junho realizado o primeiro ensaio aberto ao público.
O elenco é composto por 12 atores, além dos artistas colaboradores constantes da companhia: o cenógrafo e grafiteiro, Júlio Dojcsar;, a figurinista e artista visual, Silvana Marcondes; a iluminadora e performer, Aline Santini; e o diretor musical e pianista, Pedro Birenbaum. Também integram a equipe do projeto colaboradores bolsistas e jovens em formação teatral residentes em regiões periféricas da cidade.
A peça “O Rei da Vela” foi escrita em 1933 por Oswald de Andrade, um dos expoentes da Semana de 1922. Publicada em 1937, foi encenada pela primeira vez apenas em 1967, com direção de Zé Celso. A enorme repercussão e o sucesso da montagem ajudaram a reabilitar o nome de Oswald, relativamente esquecido àquela altura dos anos 1960, entre os grandes autores brasileiros do século XX.
Serviço
Ensaio aberto de “Desmascarados, Desconstruindo O Rei da Vela”, da Bendita Trupe
Dia 4 de agosto de 2022 (quinta-feira) | Horário: 16h
Entrada gratuita
Classificação: 14 anos
Local:Sala Carlos Miranda - Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos - São Paulo (SP)
Mín. 17° Máx. 27°