A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1128/22, que inclui os dados referentes ao patrimônio público entre as informações de interesse coletivo que devem ser divulgadas pelo poder público, em local de fácil acesso, independentemente de requerimentos. O texto altera a Lei de Acesso à Informação (LAI).
O objetivo, segundo a autora, deputada Adriana Ventura (Novo-SP), é “ampliar a transparência dos dados relativos à destinação de imóveis da União e, em especial, dos demais entes federativos: estados, municípios e Distrito Federal”. A medida inclui informações sobre o destino dado ao imóvel público, bem como sua situação cadastral.
Adriana afirma ainda que é preciso "avançar na cultura da transparência em todo o Brasil, e a ampliação da transparência ativa caminha nesse sentido". Transparência ativa é o princípio que exige de órgãos e entidades públicas a divulgação de informações de interesse geral, independentemente de terem sido solicitadas.
O projeto também fixa o prazo de 30 dias para que o poder público atenda a todos os pedidos de informação feitos com base na LAI.
Pela lei atual, se a informação estiver disponível, ela deve ser entregue imediatamente ao solicitante. Caso não seja possível conceder o acesso imediato, o órgão ou entidade tem até 20 dias para atender ao pedido, prazo que pode ser prorrogado por mais 10 dias, se houver justificativa expressa.
Adriana Ventura justifica que a medida permite ao cidadão acompanhar a realidade da atuação governamental. “Informações desatualizadas não atendem aos princípios do controle social e da publicidade preconizados pela LAI, e podem levar a conclusões errôneas por parte do cidadão que as acessa”, sustentou.
Tramitação
A proposta, que é subscrita por outros 20 deputados e que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania