A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na quarta-feira (13) para debater a situação do sítio arqueológico Cais do Valongo e do Centro de Pesquisa e Acervos que deve ser construído nas Docas, zona portuária do Rio de Janeiro.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que pediu o debate, lembrou que o Cais do Valongo foi reconhecido em 2017 como Patrimônio Mundial pela Unesco, bem como os remanescentes de 41 trapiches ao longo da rua Sacadura Cabral.
"Devido à urgência no trato do acervo e das condições de preservação patrimonial, se torna fundamental instituir o processo de salvaguarda e a gestão adequada dos bens materiais e imateriais afro-brasileiros localizados no Cais do Valongo e na Pequena África", observou a deputada.
Debatedores
Foram convidados para o debate, entre outros, a arqueóloga Tania Andrade Lima, do Departamento de Antropologia e do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e que faz parte do Comitê Científico do Quilombo Pedra do Sal; e o quilombola e consultor das pesquisas arqueológicas desenvolvidas no antigo trapiche da Pedra do Sal, Damião Braga Soares dos Santos.
Veja a lista completa de convidados
Hora e local
O debate será às 15h30, no plenário 10.
Mín. 19° Máx. 28°