A comemoração dos 15 anos do Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum acontece no palco da Funarte MG, com a temporada gratuita da peçaFAUNA. Com proposta interativa e dramaturgia assinada pelos dois atores em cena, o espetáculo tem apresentações entre os dias 7 e 10 de julho, de quinta a domingo, sempre às 19h30. No dia 9 (sábado), também acontece um bate-papo com a crítica e pesquisadora, Julia Guimarães Mendes (FALE/UFMG), às 15h30, com entrada franca.
FAUNA é uma peça interativa e convivial que mergulha na relação entre o corpo individual e o corpo coletivo; e a dimensão política dos afetos. Na "Peça-Conversa" nome atribuído pelo grupo, dois atores convidam o público a explorar as afetividades entre corpos e discursos, que se misturam e se confundem, para desconstruir identidades. Em cena, os atores rompem com a narrativa tradicional do teatro, atenuando os limites físicos entre palco e plateia e, a partir de sucessivos jogos e situações, levam o espectador para dentro da cena.
Em 2022, o Grupo Quatroloscinco faz 15 anos de trabalho e pesquisa em teatro contemporâneo. Em seu repertório, o grupo possui um histórico de oito espetáculos criados, realização de dezenas de oficinas, workshops e seis publicações de dramaturgia autoral. Toda essa história será comemorada em 2022, com apresentações, bate-papos, intercâmbios e novas criações. Para iniciar as comemorações, os artistas apresentamFAUNA,um dos espetáculos mais elogiados no repertório do grupo.
Inspirado na obraO circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e fim do indivíduo, do filósofo Vladimir Safatle, o grupo explora temas como violência, desejo, liberdade e desamparo. A extinção da espécie humana também é um dos temas da peça. O espetáculoFAUNAjá representou Minas Gerais no SESC Palco Giratório 2018, onde esteve em 31 cidades de 14 estados brasileiros.
Ficha técnica
A montagem “FAUNA” conta com direção de Ítalo Laureano e assistência de direção de Rejane Faria. O texto e atuação é de Assis Benevenuto e Marcos Coletta. Participam também: Ana Hadad (orientação vocal); Rosa Antuña (orientação corporal); Alexandre Dal Farra (provocação criativa); Eduardo Andrade (cenografia) e Rodrigo Marçal (iluminação). A trilha sonora original é uma composição do músico Barulhista. O figurino é criado pelo grupo, enquanto a produção, é de Maria Mourão.
Serviço
Espetáculo “FAUNA”
De 7 a 10 de julho de 2022 (quinta a domingo) l Horário: 19h30
Entrada gratuita*
Lotação: 80 pessoas
Bate-papo: Relações com o público na cena convivial
Dia 9 de julho de 2022 (sábado) l Horário: 15h30
Entrada gratuita
Local:Funarte MG
Rua Januária, 68 - Centro, Belo Horizonte - MG
*Ingressos retirados apenas no local, 1h antes do evento
Mín. 17° Máx. 27°