Entre os dias 9 e 31 de julho, as galerias Schenberg e Flávio de Carvalho, da Funarte SP, recebem a exposiçãoArte do ABC: Cultura e Expressão na Grande São Paulo.O intuito da mostra é apresentar, na capital paulista, uma parte da riqueza e diversidade da produção cultural da região do ABC. Desenhos, pinturas, fotografias, grafite, obras tridimensionais e curtas-metragens estão entre os trabalhos apresentados pelos artistas e coletivos. A curadoria é de Betto Damasceno. A abertura será realizada no sábado, dia 9, às 16h; e a visitação acontece de terça-feira a domingo, das 14h às 19h.
A exposição é uma espécie de “apresentação” da região como polo cultural, sobretudo da sua cenaunderground, muitas vezes desconhecida do grande público. Mudar a visão estereotipada do lugar, que normalmente é lembrado como o berço da indústria automotiva brasileira e de importantes movimentos sociais a partir dos anos de 1970, também faz parte desse trabalho artístico. Além de todo esse legado histórico e econômico, o ABC Paulista é uma região rica em atividades culturais.
Segundo os organizadores, algumas manifestações de abrangência nacional, como o punk rock brasileiro, a cultura do skate e do hip hop, encontraram no ABC um terreno fértil para crescer e se propagar pelo país. O cinema brasileiro, por sua vez, recebeu um importante impulso do ABC, pois a históricaCompanhia Cinematográfica Vera Cruzproduziu filmes de 1949 a 1954, no município de São Bernardo do Campo.
As obras deArte do ABC: Cultura e Expressão na Grande São Paulosão de autoria de 13 artistas e coletivos, entre eles: Betto Damasceno, Cafelinas, Cinema do ABC, David Góes, Denner Alves, Flávio Grão, Mauro Yamaguti, Mel Zabunov, Pixote, Renê Muniz, Sarará, William Pimentel e Zéis.A direção e a produção ficaram por conta de René Muniz; textos e pesquisa, comIsadora Schmitt Caccia; David Góes assina a identidade visual da mostra; Betto Damasceno é o curador, e também apresenta alguns trabalhos na exposição, como o artista Renê Muniz.
ExposiçãoArte do ABC: Cultura e Expressão na Grande São Paulo
Abertura: 9 de julho (sábado) | Horário: 16h
Temporada: de 9 a 31 de julho
Visitação: de terça-feira a domingo | Horário: das 14h às 19h
Entrada gratuita
Classificação: livre
Galeria Flávio de Carvalho e Galeria Mario Schenberg |Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos, São Paulo (SP)
Mín. 17° Máx. 27°