20°C 30°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Deputados aprovam cota imediata de mulheres na direção de entidades esportivas; acompanhe

Michel Jesus/Câmara dos Deputados Deputado Paulão: a cota a partir de 2028 seria um retrocesso O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou destaqu...

06/07/2022 às 19h35
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputado Paulão: a cota a partir de 2028 seria um retrocesso - (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Deputado Paulão: a cota a partir de 2028 seria um retrocesso - (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou destaque do PT à proposta de Lei Geral do Esporte para dar eficácia imediata ao dispositivo que obriga a participação de 30% de mulheres nos cargos de direção de entidades esportivas beneficiadas com recursos públicos e de loterias. O texto rejeitado aplicava a cota apenas a partir de 2028.

O líder do MDB, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), defendeu a aprovação do destaque. “Não encontramos nenhuma justificativa para prorrogar a obrigatoriedade de 30% de mulheres. Por que não dar vigência imediata e garantir a participação das mulheres?”, questionou.

Para o deputado Paulão (PT-AL), a cota a partir de 2028 seria um retrocesso muito grande para que a mulher tenha um espaço no esporte.

A deputada Soraya Santos (PL-RJ) lembrou que o texto aprovado pelo Senado já tem eficácia imediata e que foi o relator, deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que decidiu postergar a cota. “Estamos votando cota de 30% para aplicação em 2028 quando veio do Senado aplicação imediata”, criticou.

Soraya Santos lembrou que órgãos que instituíram cotas, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tiveram ampliação da participação feminina em cargos de direção.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários