20°C 30°C
Sete Lagoas, MG
Publicidade

Comissão debate impactos do reajuste da tarifa de energia na economia

Depositphotos Deputado quer debater os impactos na indústria, no comércio e para o cidadão A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Co...

05/07/2022 às 13h20
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputado quer debater os impactos na indústria, no comércio e para o cidadão - (Foto: Depositphotos)
Deputado quer debater os impactos na indústria, no comércio e para o cidadão - (Foto: Depositphotos)

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública nesta quarta-feira (6) para discutir os impactos do reajuste da tarifa de energia na economia.

O debate atende a requerimento do deputado Sidney Leite (PSD-AM). "A energia é indispensável para diversos segmentos, especialmente para o setor de comércio e serviços e de indústria. Este último é responsável por mais de 40% do consumo de energia elétrica, assim, qualquer aumento de tarifa tem influência na economia", ressalta.

O deputado informa ainda que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021 a inflação da energia foi de 21,21%, uma variação de 110,8% em relação ao IPCA do ano.

"Consequentemente, o mais atingido na história é o cidadão, que assiste à deterioração de seu poder de compra e ao comprometimento do seu orçamento familiar. E, nesse caso, o impacto é mais perverso para as famílias mais pobres", destaca o parlamentar.

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).

A audiência está prevista para as 9 horas, no plenário 5.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários