O Congresso Nacional fará sessão solene na sexta-feira (8) para comemorar o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino. O requerimento da sessão (REQ 10/2022), assinado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e pelo deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), justifica a importância das festas juninas e de seus participantes para a vida cultural e social do país.
Para enfatizar a importância da comemoração nas diversas regiões do Brasil, o senador ressalta que está em vigor a lei que institui o dia 27 de junho como Dia Nacional do Quadrilheiro Junino (Lei 12.390, de 2011). De acordo com a norma, é considerado quadrilheiro junino todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas.
No projeto, Izalci cita algumas explicações para o surgimento da tradição das festas juninas. Entre elas, estão as festividades religiosas que tradicionalmente ocorriam no mês de junho para homenagear três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
Alguns historiadores afirmam que as festividades juninas foram trazidas ainda no período colonial do Brasil. Durante as comemorações, características culturais foram sendo acrescentadas por diferentes culturas e povos vindos de várias partes do mundo, como as danças marcadas (que originaram as quadrilhas), os fogos de artifício e a dança de fitas.
“Todos esses elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e descendentes de imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas”, afirma o senador.
Joás Benjamin sob supervisão de Patrícia Oliveira
Mín. 20° Máx. 30°