Entre os dias 27 de junho e 3 de julho de 2022, o Arte de Toda Gente traz, entre os destaques da programação, eventos presenciais e online, sempre gratuitos. Entre eles, estão a apresentação doFive Brass Quintet, no Teatro Dulcina (RJ); o lançamento de mais um episódio da série documental sobre Paraty, no YouTube do Arte de Toda Gente; o concerto presencial da ópera “O Engenheiro”, no Teatro Santa Cecília, em Petrópolis (RJ) e na Escola de Música da UFRJ (RJ). Além do início das inscrições para a oficina de “Música+Educação+Acessibilidade”, em plataforma online.
O programa Arte de Toda Gente é realizado em parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Inclui os projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos).
Confira a programação:
MOSTRA BOSSA CRIATIVA - SINOS
Five Brass Quintet (RJ)
O Rio de Janeiro recebe mais uma semana da Mostra Bossa Criativa que traz muita arte para o Teatro Dulcina, no Centro do Rio. Sempre com entrada gratuita, e sujeito à limitação de lugares, a Mostra contará com shows e apresentações de música de câmara advindos do projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). Esta semana, na quarta-feira (29/6), temos oFive Brass Quintet, quinteto de metais formado em 2016, na cidade de Volta Redonda (RJ), trazendo no repertório canções de Pixinguinha, Ary Barroso, Gilson Santos e, até mesmo, Bach!
Percorrendo cidades em que há pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural, a mostra Bossa Criativa, do programa Arte de Toda Gente, já promoveu edições em Chapada dos Veadeiros (GO), São Cristóvão (SE) e Ouro Preto (MG), onde envolveu a participação de artistas, artesãos e outros criadores dessas regiões, valorizando a economia criativa, as artes e a cultura local como um todo.
Five Brass Quintet
Dia 29 de junho de 2022 l Horário: 19h
Entrada gratuita
Local:Teatro Dulcina
Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17 - Centro - Rio de Janeiro/RJ
BOSSA CRIATIVA
MOSTRA VIRTUAL PARATY
Quem gostou da última semana, com a estreia da Mostra Virtual Paraty, no canal do YouTube do Arte de Toda Gente, prepare-se que esta semana mergulhamos ainda mais nessa bela série documental sobre a cidade histórica fluminense. Nesta semana conheceremos mais sobre “O Caiçara” (28/6) e “A Farinha de Paraty” (30/6). Na terça-feira, o episódio fala sobre o conhecimento do indígena e do branco, que juntos formavam o povo caiçara; já o capítulo de quinta-feira, fala sobre o processo milenar da produção da farinha de Paraty.
Dividido em seis episódios, os vídeos serão lançados sempre às terças e quintas-feiras, às 18h. Esta primeira etapa fala sobre costumes e tradições do povo paratiense, com a visão de agentes culturais locais. A primeira etapa da Mostra Virtual de Paraty já trouxe o episódio “A História de Paraty”, e trará como próximos lançamentos: “O Caiçara” (28/6), “A Farinha de Paraty” (30/6), “O Artesanato” (5/7), “A Música Regional” (7/7) e “Dança e Arte” (12/7).
Serviço
Mostra Virtual Paraty - O Caiçara
Dia 28 de junho (terça-feira) l Horário: 18h
Disponível em: https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente
Gratuito
Classificação etária: livre
Mostra Virtual Paraty - A Farinha de Paraty
Dia 30 de junho (quinta-feira) l Horário: 18h
Disponível em: https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente
Gratuito
Classificação etária: livre
Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente
A série documental faz parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente e do projeto Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), e acontece de forma gratuita. Percorrendo cidades em que há pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural, a mostra Bossa Criativa, do Programa Arte de Toda Gente, já promoveu edições em Chapada dos Veadeiros (GO), São Cristóvão (SE) e Ouro Preto (MG), onde envolveu a participação de artistas, artesãos e outros criadores dessas regiões, valorizando a economia criativa, as artes e a cultura local como um todo
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) - RJ
Nos dias 27 e 30 de junho (segunda e quarta-feira), a Orquestra Sinfônica da UFRJ, dentro dos projetos Academia de Ópera e Concertos Sinos Presencial, apresenta mais uma récita da ópera recém-lançada, "O Engenheiro", composta por Tim Rescala e feita por encomenda da Academia de Ópera Sinos, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais. O espetáculo tem como personagem principal o engenheiro abolicionista e defensor da monarquia André Rebouças (1838-1898).
Na segunda-feira (27/6), às 19h, a récita será no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ. Já na quinta-feira (30/6), também às 19h, a Orquestra Sinfônica da UFRJ sobe a Serra Fluminense e se apresenta no Teatro Santa Cecília, espaço icônico em Petrópolis (RJ). Em ambas ocasiões, a entrada é gratuita e a classificação etária, livre.
Apresentada em um ato, a ópera retrata a saga do engenheiro militar e inventor brasileiro, André Rebouças, durante o emblemático dia 15 de novembro de 1889, quando ocorreu a Proclamação da República. Em cena, os bastidores dos acontecimentos e a reação da Família Imperial, assim como sua condenação ao exílio. Rebouças, que é interpretado pelo barítono David Marcondes, era mestiço – sua mãe era uma escrava alforriada e seu pai português.
O avô de Rebouças, baiano, lutou pela independência da antiga colônia e seu pai era conselheiro do imperador. O engenheiro tornou-se um dos mais importantes articuladores do movimento abolicionista, mas se manteve monarquista e acompanhou Dom Pedro II no exílio. Também estão no elenco Yasmini Vargas, Flávio Leite, Eduardo Alves, Izabella Domingos, Marta Vidal, Ânderson Vasconcelos, Francis Padilha e Clarisse Diefenthäler.
A Academia de Ópera Sinos
Com coordenação do maestro Silvio Viegas, esta nova vertente do Sistema Nacional de Orquestras Sociais tem como objetivo introduzir a prática da ópera e seus subgêneros nos projetos sociais que atuam no ensino coletivo dos instrumentos orquestrais, com a formação de orquestras, e junto a instituições que mantenham orquestras jovens. O projeto envolve a produção de videoaulas, ministradas por gabaritados profissionais brasileiros da ópera, com conteúdos históricos, musicais, estilísticos, técnicos e também de produção e gestão. E inclui a criação e apresentação de quatro novas óperas de câmara, encomendadas pelo projeto aos compositores Tim Rescala, João Guilherme Ripper, André Mehmari e Eli-Eri Moura.
Academia de Ópera e Concerto SINOS
Orquestra Sinfônica da UFRJ - Récita 3 - “O Engenheiro”
Dia 27 de junho (segunda-feira) l Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Local:Escola de Música da UFRJ - Salão Leopoldo Miguez
Prédio principal e prédio de aulas I, Rua do Passeio, 98 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Orquestra Sinfônica da UFRJ - Ópera “O Engenheiro”
Dia 30 de junho (quinta-feira) l Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Local:Teatro Santa Cecília
Rua General Osório, 192 - Centro, Petrópolis - RJ
UM NOVO OLHAR (UNO)
“Música + Educação + Acessibilidade”
Desenvolvido por professores de música, a oficinaMúsica + Educação + Acessibilidade, é voltada para aprofundar a relação entre o ser humano e a música, e de que forma esta arte permeia o desenvolvimento humano, trazendo a discussão para o trabalho com pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir de 29 de junho, por meio do site do projeto Um Novo Olhar (UNO). Serão disponibilizadas 600 vagas para todo o território nacional e trazem como público principal professores do Ensino Fundamental, e também profissionais interessados pela área.
O Projeto Um Novo Olhar tem como objetivo ampliar o fomento e a difusão da pauta da cidadania cultural das pessoas com deficiência. Para isto, vem desde 2020, desenvolvendo um conjunto de ações que tem como foco principal a inclusão das atividades artísticas na vida de crianças, jovens e adultos, com algum tipo de deficiência, através da acessibilidade e da democratização do acesso. Depois de certificar cerca de 1500 alunos nos cursos oferecidos pelo projeto Um Novo Olhar, chegou a vez da retomada das atividades presenciais do projeto, com programação construída a partir das demandas locais sobre o tema.
Oficina Música +Educação + Acessibilidade
Dia 29 de junho de 2022 (segunda-feira)
Inscrições disponíveis: www.umnovoolhar.art.br
ACADEMIA ARTE DE TODA GENTE
A Academia Arte de Toda Gente abre inscrições, entre os dias 27 de junho e 10 de julho, para as oficinas de “Escutativa”, e “Cavaquinho”, ambas no formato EAD. A Academia Virtual Arte de Toda Gente reúne e organiza em um mesmo espaço online todo o cardápio de cursos e oficinas à distância, abertos e gratuitos, oferecidos pelos projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) e Um Novo Olhar (Uno), resultados da parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. Para participar, é necessária inscrição prévia.
Para conhecer mais detalhes sobre esses e outros cursos que serão oferecidos pela Academia Virtual Arte de Toda Gente, acesse: https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/
Serviço
Inscrições para oficina de Escutativa (formato EAD)
De 27 de junho a 10 de julho de 2022
Inscreva-se: https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/
Atividade gratuita
Inscrições para oficina de Cavaquinho (formato EAD)
De 27 de junho a 10 de julho de 2022
Inscreva-se: https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/
Atividade gratuita
Programa Arte de Toda Gente
Bossa Criativa: www.bossacriativa.art.br
Um Novo Olhar (UNO): www.umnovoolhar.art.br
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos): www.sinos.art.br
Canal de vídeos do Arte de Toda Gente: www.youtube.com/artedetodagente
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria:Escola de Música da UFRJ