Durante os dias 18 a 30 de julho, Sete Lagoas se encheu de sabores, tradições e experiências gastronômicas únicas com a realização do 1º Circuito Cultural Gastronômico. O evento, que teve como objetivo valorizar a cultura local, promover o turismo e preservar as tradições da cidade, contou com a participação de oito estabelecimentos, cada um com um prato típico para ser apreciado.
Os participantes do circuito tiveram a oportunidade de degustar iguarias como o famoso Traíra sem Espinha do Razena, o delicioso Torresmo do Bar do Jacaré, o irresistível Doce de Leite Cremoso da Roça, o saboroso Pão com Bola do Didi, o apetitoso Pé de Porco do Carlinhos Center Bar, a autêntica Língua de Boi do Matos e Matos e o tradicional Bolinho de Carne do Bar do Ito. Além disso, o Conjunto Patrimonial do Mercadão também teve seu reconhecimento como patrimônio cultural da cidade, encantando os visitantes.
O evento, organizado pela Gerente de Cultura, Priscila Horta, foi idealizado por meio de projetos de lei apresentados pelo Vereador Caio Valace, aprovados na Câmara Municipal e sancionados pelo prefeito Duílio de Castro, reconhecendo a importância cultural desses produtos alimentícios tradicionais fabricados em Sete Lagoas.
Além das delícias gastronômicas, o público presente também desfrutou de boa música e momentos de confraternização com amigos e familiares. O sucesso do 1º Circuito Cultural Gastronômico foi notório, marcando o início de uma jornada de valorização e promoção da rica gastronomia da cidade.
O Vereador Caio Valace destacou a importância da união de esforços para que o circuito pudesse acontecer e a presença da comunidade, que prestigiou e se encantou com a riqueza de sabores oferecidos. “Quero agradecer aos meus caros colegas vereadores, que votaram a favor das leis que viabilizaram esse circuito e também aqueles que estiveram presentes prestigiando os eventos”, disse.
Os empreendedores, fundamentais para a realização do Circuito, foram enaltecidos pela dedicação e paixão em manter viva a tradição gastronômica local. “Quero destacar o esforço e dedicação dos empreendedores que há tantos anos se estabeleceram em nossa cidade por causa de sua culinária e pratos únicos. Eles merecem todo o reconhecimento e valorização”, ressalta Caio Valace.
O 1º Circuito Cultural Gastronômico foi apenas o começo de uma jornada de descobertas culinárias e experiências sensoriais que prometem deixar um sabor especial na memória de todos que tiveram a oportunidade de participar. A cidade tem muito a oferecer, e eventos como esse fortalecem ainda mais a identidade e o orgulho de ser sete-lagoano.
E que venham mais edições desse evento que celebra a rica diversidade gastronômica da cidade.
ASCOM Vereador Caio Valace