A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoveu nessa segunda-feira, 22 de agosto, owebinário“Novas regras da categoria de Aeronaves Leves Esportivas (ALE) no Brasil”. O evento foi promovido com o objetivo de apresentar os principais pontos sobre a nova regulação para ALE no país. Durante owebinário, a Agência lançou a primeira Cartilha sob re ALE (clique no link para acessar). Trata-se de um importante guia para esclarecer as principais dúvidas de profissionais e interessados na temática, além de ser um importante aliado para fabricantes e operadores do ramo.
O diretor Luiz Ricardo Nascimento deu início ao evento relembrando a parceria crucial entre a indústria e os servidores da Agência, que trabalharam no grupo técnico coordenando a implementação das modificações dos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC) n°01 e n° 21. No entendimento do diretor, o trabalho conjunto é um instrumento forte para uma regulação efetiva.
“Sabemos que foi um trabalho árduo, de bastante convencimento e construído a várias mãos. Tenho certeza de que esse é um início, apesar do trabalho vir de algum tempo, mas ainda temos capítulos e episódios pela frente. Contamos com a colaboração de todos, principalmente da indústria nacional, que é o objetivo da Agência: fortalecer esse seguimento, destacou.
Owebinárioperpassou por pontos inovadores trazidos pela expansão do normativo, entre eles a classificação de aeronaves de até quatro assentos como aeronaves leves esportivas — antes, apenas aeronave de dois lugares poderiam obter essa classificação (ALE) —, a inclusão de aviões com motores elétricos e o aumento do peso máximo de decolagem (PMD) para 1.361kg. Todas essas normas entram em vigor em 1° de outubro de 2022.
Outro tema de destaque dowebináriofoi a explanação sobre o uso de ALE para instrução de pilotos. Entre as vantagens na utilização dessa categoria de aeronaves está a capacidade operacional e o menor custo de operação e aquisição.
O vídeocompletodowebinárioestá disponível no canal da ANAC noYouTube (clique no link para acessar) e servirá como ferramentaparaauxiliaraconsultados interessados. Mais informações sobre o tema podem ser acessadas napágina especial Ae ronav e Leve Esportiva disponível no portal da ANAC (clique no link para acessar).
Assessoria de Comunicação Social da ANAC