Senado Federal
CAE debate na quinta situação do mercado de reforma de pneus
O impacto econômico da venda de pneus novos diretamente pelos fabricantes aos transportadores será debatido pela Comissão de Assuntos Econômicos (C...
09/08/2022 10h15
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Foto: Reprodução

O impacto econômico da venda de pneus novos diretamente pelos fabricantes aos transportadores será debatido pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta quinta-feira (11), em audiência pública interativa marcada para as 9h.

Os dois requerimentos para a realização da audiência são da senadora Margareth Buzetti (PP-MT), suplente do senador Carlos Fávaro (PSD-MT). Ela assumiu a cadeira em junho passado. A senadora é empresária do setor de reforma de pneus.

No requerimento, a senadora explica que, em ofício, a Associação Brasileira de Reforma de Pneus (ABR) e Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus (Abrapneus) denunciaram supostas operações ilegais realizadas por transportadoras. Elas estariam comprando pneus novos "em quantidade superior ao necessário", revendendo-os "por valores bem abaixo do mercado" e utilizando o excedente "para efetuar o pagamento de fretes e outros serviços, sem emissão de documento fiscal", prejudicando assim as empresas de reforma e revenda de pneus.

É possível enviar contribuições à audiência pelo portal e-Cidadania.

Ao todo, são dezesseis convidados para a audiência, entre presidentes de empresas fabricantes de pneus, secretários estaduais da Fazenda e representantes de associações de empresas do setor de reforma de pneus. Até a última terça-feira (9), ainda não havia confirmação de suas participações. Constam da pauta da audiência os seguintes nomes:

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.