Geral Funarte
Mostra ‘Casa NFT’ apresenta 130 obras digitais de artistas brasileiros em São Paulo
Uma casa abandonada foi a inspiração de 70 artistas para a criação de seus trabalhos
05/08/2022 16h40
Por: Redação Fonte: Funarte
Algumas obras que serão apresentadas no Complexo Cultural Funarte SP - (Foto: divulgação)

As galerias Flávio de Carvalho e Mario Schenberg, no Complexo Cultural Funarte SP, recebem a exposiçãoCasa NFT, entre os dias 12 de agosto e 18 de setembro. A mostrafoiconcebida a partir do trabalho de 70 artistas, durante três meses, numa mansão abandonada no Morumbi, em São Paulo. Todas as 130 obras foram digitalizadas e transformadas em arquivos para a geração decriptoartes(categoria de obras virtuais) utilizandoNFTs(sigla em inglês que significa certificados de originalidade). Esse é o material que será exibido naCasa NFT, que tem a abertura programada para o dia 12, às 16h. A entrada é gratuita e a visitação acontece de terça a domingo, das 14h às 19h.

Segundo os idealizadores, este é um projeto dedicado a promover o debate sobre novas tecnologias que possam dar suporte ao processo artístico. Será a primeira exposição nesses espaços culturais em formato quase inteiramente digital. A mostra explora as diversas possibilidades de aplicações dos arquivos digitais, desde impressõesfine artem vários tipos de materiais, exibições em telas variadas e uma sala imersiva de projeções com mapeamento digital, em contraste com pedaços das obras originais restantes da demolição da casa.

Processo de criação da ‘Casa NFT’

No ano de 2021, um grupo de artistas se encontrou durante três meses para realizar trabalhos artísticos numa mansão abandonada de 2.400 metros quadrados no Morumbi, bairro da Zona Sul de São Paulo. A concepção do projeto foi dos empresários Alexandre Travassos e Rodrigo Loli, que negociaram a utilização da mansão para o projeto diretamente com o dono da construtora. A casa foi transformada numa grande galeria de arte, mas tinha data para ser demolida. Mas, antes disso, todas as obras foram adaptadas para a mostra.

Entre as mais de 130 obras de 70 artistas brasileiros que integram a exposição, estão trabalhos de importantes representantes da arte de rua no país, tais como M.I.A, Mari Pavanelli, EDMX, Mazola, Laura Reis, Vinícius Caps, entre outros. O universoblockchain(cadeia de blocos que registram todas as transações processadas no sistema computacional) também será representado comoficinas de arte e painéis.

Artistas participantes

Ale Codonho, Amazon, André Mogle, Anna Silveira, Anne Galante, Assis, Barbara Goy, Betto Damasceno, Binho Ribeiro, Cards, Carma?o, Ceará, Célio, Chico Fonseca, Clara Leff, Curió, Deksuave, Dino, Dom Graffiti, Dudadir, Ectoplasma, EDMX, Eu te vejo, Evol, Fabiano Apce, Feik Frasao, Feione, Fernando RV, Filite, Gota.a, Hannah Nader, Igana, Ignoto, IMAGE, Jah no Controle, Jimmy, Lady Brown, Lari Umeri, Laura Reis, Leandro Cinico, M.I.A, Mariana Pavanelli, Mazola Marcnou, Mes3, Micha, Mura, Nem Viptk, Obrene, Oxil, Pack Toledo, Paulo Bruno, Pestes VN, Quinho, Racil, Renê Muniz, RHAY, Rodrigo Queiroga, Rotka, SneK, Sol1, Suzue, TEF Cobalt, Teia Urbana, Vinicius Caps, Vinicius Meio, Vismoart, Vitones, William Pimentel, xGuix e Bob Fonseca.

Exposição ‘Casa NFT’

Abertura: 12 de agosto (sexta-feira) | Horário: 16h
Entre os dias 12 de agosto e 18 de setembro (terça-feira a domingo) l Horário: 14h às 19h
Entrada gratuita
Classificação: livre

Local:Galeria Flávio de Carvalho e Galeria Mario Schenberg - Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo (SP)