Geral Funarte
Confira o balanço do FUN ARTE, iniciativa que uniu grafite, skate, música e economia criativa no RJ
Escola Nacional de Circo recebeu cerca de duas mil pessoas em quatro dias de evento, que levou arte, cultura e esporte, gratuitamente, para a popul...
08/07/2022 12h10
Por: Redação Fonte: Funarte
Fun Arte - Escola Nacional de Arte

A edição carioca do “FUN ARTE – Arte em Circuito com Skate e Cultura” foi um sucesso. O evento, realizado na Escola Nacional de Circo (ENC), localizada no Rio de Janeiro, reuniu cerca de duas mil pessoas em quatro dias. A iniciativa é fruto da parceria entre a Fundação Nacional de Artes, o Instituto Bob Burnquist (IBB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Um dos objetivos dessa cooperação é ser ponte para a construção do cidadão e ferramenta de transformação social por meio da arte, cultura e esporte.

No período de 26 a 29 de maio, o público pode participar de oficinas de skate, circo, grafite e DJ. A média de inscritos nesses cursos ficou de 100 a 120 pessoas. Além das oficinas, foram realizados shows musicais, apresentações circenses dos alunos da ENC, ademais de rodas de conversa com o próprio skatista Bob Burnquist sobre economia criativa, tecnologia e esporte.

O evento também trouxe exposição de obras de artistas da periferia, especialmente produzidas para a ocasião, que foram leiloadas e tiveram parte da renda revertida para projetos sociais. E mais: osfingerboardsconhecidos como “skatinhos de mãos” ficaram à disposição do público para apreciação e experimentação. Crianças e adultos puderam conhecer e praticar essa atividade na miniatura de rampa montada no local.

O “FUN ARTE – Arte em Circuito com Skate e Cultura” recebeu ampla divulgação da imprensa, aparecendo em programas de abrangência nacional e nos principais veículos de notícia. O evento marcou, ainda, a vida de mais de 200 crianças do Parque Esportivo e Social do Caramujo, em Niterói (RJ). Os meninos e meninas integrantes dessa ação foram ao local a convite do IBB – que disponibilizou lanches e transporte.

A próxima etapa do evento já tem mês e lugar para acontecer. A 3ª edição está prevista para agosto, na cidade de Belo Horizonte (MG). Depois, o FUN ARTE seguirá para Brasília (DF), em novembro, onde encerra as apresentações. Em breve serão divulgadas mais informações sobre as novas etapas. Acompanhem as redes sociais da Funarte.

Sobre Bob Burnquist

Filho de mãe brasileira e pai norte-americano, Bob é o maior medalhista da história do X Games, a mais festejada competição de esportes radicais, com um total de 30 medalhas. É o único brasileiro eleito Skater of the Year, em tradução livre, Skatista do Ano, pela Thrasher Magazine.

A arte e o estilo de andar de skate do brasileiro viraram referência mundial ao revolucionar o esporte com manobras criadas por ele, e ao se tornar octacampeão em Mega Rampa, estrutura de 105 metros de extensão por 27 metros de altura, inclusive vencendo o título de 2021. Dividindo residências entre a Califórnia (EUA) e o Rio de Janeiro, foi na capital carioca que fundou o seu instituto social, que leva o seu nome, e inspira, educa e transforma crianças e jovens por meio do contato com o skate e as artes urbanas.

Sobre o Arte de Toda Gente e o Arte em Circuito

O programa Arte de Toda Gente – ATG foi criado por meio de uma parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da Universidade. Ele é composto pelos projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Envolve artistas e educadores, compartilhando cultura e conhecimento.

Parte do programa ATG, o projeto Arte em Circuito realiza eventos artísticos e pedagógicos nas áreas de música (popular, de concerto, hip hop, folclórica), teatro, dança (balé contemporâneo,street dance, danças circulares), circo, fotografia, literatura, pintura, desenho (grafite), escultura (esculturas utilizáveis, incluindo para skate), gestão cultural, artes visuais e artes digitais, de forma presencial ou virtual, nas cidades atendidas pelas Regionais Funarte: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). A iniciativa se articula em conjunto com o projeto Fun Arte – Skate, Arte e Cultura, em parceria com o Instituto Bob Burnquist.