A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quinta-feira (7) para fazer um balanço da participação brasileira na Gymnasíade 2022, principal evento do esporte mundial escolar, realizado na França, em maio.
A competição ocorre a cada dois anos e reúne mais de 100 países em cada edição. "O Brasil é uma potência esportiva escolar mundial. É o único país do mundo a ficar entre os três primeiros colocados nas últimas edições, que foram realizadas em Brasília (2013), na Turquia (2016) e em Marrocos (2018)", afirma o deputado Felício Laterça (PP-RJ), que pediu a reunião.
Segundo Laterça, neste ano a delegação brasileira terminou em 2º lugar, atrás apenas da anfitrã França, conquistando 126 medalhas, sendo 45 de ouro, 45 de prata e 36 de bronze.
Neste ano, a Gymnasiade reuniu cerca de 3,4 mil atletas-estudantes de 69 países, todos na faixa etária de 16 a 18 anos. A delegação brasileira tinha 230 representantes, de 22 unidades federativas. "É a maior delegação do País na história da competição, que pela primeira vez teve também esportes paraolímpicos", comemora o deputado.
Foram convidados para participar da audiência, entre outros, o secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, e o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.
A reunião será realizada no plenário 4, a partir das 10 horas.